Informática
06/12/2007 - 17h04

Pirata virtual manda recado com e-mail da Anvisa

Publicidade

FELIPE MAIA
da Folha Online

O sistema de boletins eletrônicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi invadido nesta quinta-feira (6). Assinantes do "Novidades do Site" da agência receberam uma mensagem em que um pirata virtual de codinome "Swordfish" diz querer fazer um protesto "Hacktivista" --contração das palavras "hacker" e "ativista".

A mensagem veio com o assunto "O Sistema esta comprometido. (Nada será feito apenas um protesto)" e tem como remetente o e-mail infovisa@anvisa.gov.br. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a mensagem foi verificada e não confere risco de contaminação aos computadores dos assinantes do boletim.

Conforme a Anvisa, a mensagem contém apenas palavras e não possui programas com extensão ".exe", que são auto-executáveis.

Reprodução
E-mail mandado pelo pirata virtual "Swordfish" aos assinantes de boletim da Anvisa. Mensagem por "lado Hacktivista"
E-mail mandado pelo pirata virtual "Swordfish" aos assinantes de boletim da Anvisa. Mensagem por "lado Hacktivista", sem vírus

O site da agência não teria sido afetado.Entretanto, a página de cadastro para recebimento dos boletins foi retirada do ar pela própria Anvisa e "encontra-se em manutenção para o reforço da segurança" das informações, segundo a assessoria de imprensa.

Ao entrar, o internauta recebe a mensagem "Serviço Temporariamente Indisponível! Sistema encontra-se em manutenção. Desculpe-nos o transtorno. Agradecemos a sua compreensão."

Em sua mensagem, "Swordfish" afirma não querer roubar senhas, deletar informações ou "futucar aquilo que era para ser futucado". Ele também nega que tenha alterado o site da agência.

Confira abaixo a mensagem enviada pelo pirata virtual:

"Não quero seus e-mails.. não quero suas senhas.. nada disso me interessa.. não deletei informações.. não futuquei aquilo que era para ser futucado.. nem alterei a página principal da anvisa.. não é essa a intenção. Não sou um Cracker.. só quero deixar um lado Hacktivista aqui.. quero que leiam isso com atenção! Eu estive aqui! by Swordfish. A letra foi modificada.. é a música da Pink"

Invasão

De acordo com a Anvisa, foi identificado que o pirata virtual acessou o sistema de e-mail "Infovisa", que fica armazenado na rede interna do órgão, e mandou a mensagem aos assinantes do boletim --um compilado das notícias e normas produzidas pela Anvisa e que é divulgado às quartas-feiras.

O órgão afirmou que vai enviar as informações apuradas para a Polícia Federal para abertura de processo policial investigativo.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca