AOL colocará browser Netscape Navigator no "limbo"
da Associated Press, em Nova York
O primeiro browser comercial da Web e um dos responsáveis pela explosão da internet, o Netscape Navigator, vai ser praticamente retirado de cena no dia 1º de fevereiro de 2008, após 13 anos de funcionamento.
A atual proprietária do browser, a AOL, do grupo Time Warner Inc., decidiu suspender futuros desenvolvimentos e suporte técnico para o browser.
O uso do Netscape foi abalado com a entrada da Microsoft no setor de browser e o Netscape ficou de lado com o aparecimento de seu "primo", o Firefox.
"Enquanto grupos internos investiram um muito tempo e energia em tentar reviver o Netscape Navigator, estes esforços não foram bem-sucedidos em ganhar fatia de mercado do Internet Explorer, da Microsoft", disse Tom Drapeau, diretor do Netscape.
Em anos recentes, o Netscape tem sido pouco mais do que uma versão com outro design do Firefox, mais popular.
O Firefox possui cerca de 16% do mercado de browser da internet, enquanto que o restante fica praticamente sob o domínio do Internet Explorer.
As pessoas poderão continuar a usar e baixar o Netscape indefinidamente, mas a AOL irá parar de lançar atualizações de segurança e outras modificações a partir da data anunciada. Drapeau recomenda que os usuários do Netscape baixem o Firefox. A primeira versão do Netscape veio em 1994.
Leia mais
- Erramos: AOL colocará browser Netscape Navigator no "limbo"
- Internet assiste à 2ª guerra dos browsers
- Descubra como "tunar" seu navegador
- Livro conta história dos primórdios da internet; leia capítulo
- Livro discute o modo de vida na era da tecnologia e cultura digital; leia introdução
Especial

