Informática
29/12/2007 - 13h13

AOL colocará browser Netscape Navigator no "limbo"

Publicidade

da Associated Press, em Nova York

O primeiro browser comercial da Web e um dos responsáveis pela explosão da internet, o Netscape Navigator, vai ser praticamente retirado de cena no dia 1º de fevereiro de 2008, após 13 anos de funcionamento.

A atual proprietária do browser, a AOL, do grupo Time Warner Inc., decidiu suspender futuros desenvolvimentos e suporte técnico para o browser.

O uso do Netscape foi abalado com a entrada da Microsoft no setor de browser e o Netscape ficou de lado com o aparecimento de seu "primo", o Firefox.

"Enquanto grupos internos investiram um muito tempo e energia em tentar reviver o Netscape Navigator, estes esforços não foram bem-sucedidos em ganhar fatia de mercado do Internet Explorer, da Microsoft", disse Tom Drapeau, diretor do Netscape.

Em anos recentes, o Netscape tem sido pouco mais do que uma versão com outro design do Firefox, mais popular.

O Firefox possui cerca de 16% do mercado de browser da internet, enquanto que o restante fica praticamente sob o domínio do Internet Explorer.

As pessoas poderão continuar a usar e baixar o Netscape indefinidamente, mas a AOL irá parar de lançar atualizações de segurança e outras modificações a partir da data anunciada. Drapeau recomenda que os usuários do Netscape baixem o Firefox. A primeira versão do Netscape veio em 1994.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca