Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2008 - 11h46

Aula ganha continuidade on-line

Publicidade

DANIELA ARRAIS
da Folha de S.Paulo

Se o uso de equipamentos digitais e interativos já é realidade em escolas particulares de São Paulo, a articulação entre professores e alunos dá seus primeiros passos.

Usando ferramentas sociais, como blogs e listas de discussão, os times tentam aprender a mesma lição: como usar a internet para dar continuidade ao assunto abordado na escola e estimular trocas e discussões.

No blog da Escola Dinah (dinahbrotas.blogspot.com), feito por alunos e professores de Brotas (245 km a noroeste de SP), há trechos de aulas, dicas de atividades extras e textos sobre fatos históricos.

A idéia foi do professor de artes Paulo César Antonini de Souza. "No começo, eu coletava o material com os professores. Depois, eles e os alunos começaram a trabalhar também", diz. Por meio de um cronograma, textos e fotos de diferentes disciplinas são postados em dias específicos.

A professora Fátima Franco mantém dois blogs educativos, o Internet na Educação (internetnaeducacao.blogspot.com) e o Leitura e Escrita na Escola (leituraescola.blogspot.com), onde apresenta informações, metodologias e sugestões de atividades. "É um espaço para estar mais próxima de professores que estão começando a usar recursos da informática na educação", diz.

Ela mantém, ainda, uma lista de discussão (br.groups.yahoo.com/group/blogs_educativos), na qual cerca de 400 professores de todo o Brasil trocam experiências.

"Professores podem usar a rede digital para se comunicar com outros professores. Quanto mais troca, mais espaço eles construírem entre si --no Orkut, no MySpace-- melhor vão enfrentar o desafio", diz Gilson Schwartz, da Cidade do Conhecimento (cidade.usp.br).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página