E-mail falso sobre soterramento no "BBB" transmite cavalo de tróia
da Folha Online
Circula na internet um e-mail falso sobre o "Big Brother Brasil" que pode infectar o computador dos usuários. A mensagem anuncia um vídeo no YouTube com um suposto soterramento de Juliana Góes, 22, que participa da atual edição do programa. O link indicado, na verdade, leva ao download de um cavalo de tróia (também conhecido como "trojan").
De acordo com a empresa de segurança Panda Security, a mensagem tem como remetente o e-mail "noticiarapida@uol.com.br" e o assunto "Menina do BBB8 sofre cortes no rosto".
| Reprodução |
![]() |
| Montagem da mensagem falsa que circula na internet; texto fala em soterramento no "BBB" que teria deixado Juliana ferida |
O texto da mensagem é o seguinte: "Nesta manhã um deslizamento soterrou uma das participantes do BBB8. Felismente [sic] ela não morreu mas saiu com graves cortes no rosto e os dois braços fraturados". Abaixo de uma foto da modelo, há o link malicioso: "Vejam como aconteceu tudo no YouTube Online".
A Panda afirma que o trojan em questão é o Nabload.DAI, que já circula na internet há algum tempo, mas a mensagem foi detectada nesta sexta-feira (15).
Cavalos de tróia são vírus ou outros malwares que dependem de uma ação do usuário para se instalar no computador. Costumam chegar por e-mail disfarçados de algo interessante ou curioso, como fotos, vídeos e apresentações de PowerPoint.
Após conseguirem se hospedar no computador da vítima, os trojans ajudam criminosos a conseguirem informações pessoais dos usuários, como números de contas bancárias e senhas.
Leia mais
- Piratas virtuais forjam e-mail da PF para invadir PCs
- Garoto de 11 anos cria primeira praga do iPhone
- Site do Instituto Pró-Carne sofre invasão de defensores dos animais
- Livro discute o modo de vida na era da tecnologia e cultura digital; leia introdução
- Livro dá dicas de como utilizar o correio eletrônico corretamente
Especial


