Cebit começa com anúncio da "quinta revolução" na tecnologia
FELIPE MAIA
Enviado especial da Folha Online a Hannover (Alemanha)
Aberta ao público nesta terça-feira (4), a maior feira de tecnologia do planeta, a Cebit, começou entre a sobriedade do "business" e a futurologia de um guru da Microsoft.
A cerimônia de abertura da feira, em Hannover, no norte da Alemanha, ocorreu ontem à noite. Participaram da solenidade a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, o presidente da França, Nicolas Sarkozy e o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer.
| Christian Charisius/Reuters |
![]() |
| Steve Ballmer, da Microsoft, participou da abertura da Cebit e anunciou o que chama de "quinta revolução" da tecnologia |
Ballmer, em um discurso cheio de previsões, bem ao gosto do fundador da Microsoft, Bill Gates, anunciou que o mundo "hi-tech" vive sua "quinta revolução". As outras, segundo ele, foram a popularização dos computadores pessoais, o uso de interfaces gráficas, o advento da internet e a web 2.0.
A "quinta revolução", para o executivo, é formada por um aumento da capacidade de processamento dos aparelhos, a melhora na capacidade de memória, a internet sem fio em banda larga, o uso de aparelhos que reconheçam voz e gestos (biométricos) e um melhor uso das telas dos aparelhos.
De volta à Terra...
O conceito de "poupar tempo e dinheiro" dos expositores contaminou a Cebit. O evento pareceu focado no fechamento de negócios e na exposição de produtos estabelecidos no primeiro dia de visitação.
Esse quadro já era o esperado pela organização da feira, que quer atrair um público mais qualificado, com mais poder de decisão nesse mercado. Esse deve ser o perfil geral da feira pelo menos até sábado (8). No fim de semana, com um público leigo, a Cebit promete ficar mais divertida. Haverá até competições de games.
Neste ano, a feira consolida a tendência da busca pela mobilidade, com aparelhos que "fazem tudo" e não são conectados por fios, como celulares, computadores ultra-portáteis, smartphones e localizadores GPS. O evento tem uma área específica para rastreadores e sistemas de navegação, por exemplo.
A Cebit funciona até domingo (9), das 9h às 18h, no Centro de Feiras da Deutsche Messe AG, em Hannover, na Alemanha. O evento recebe 5.845 expositores de 77 países. A maior parte deles vem da própria Alemanha, que será representada por 2.840 empresas, seguida pela China, com 500, e Taiwan. O Brasil veio com 17 empresas e associações.
O repórter viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil
Leia mais
- IBM faz parcerias para oferecer PCs sem sistema Microsoft
- Veja o mapa da Cebit 2008
- O que você espera de uma feira de tecnologia? Vote
- Conheça mais sobre Hannover, a cidade-sede da Cebit
- Veja quem são os expositores brasileiros na Cebit 2008
Especial



Ainda não existem comentários nesta notícia. Seja o primeiro a comentar.