Informática
10/03/2008 - 18h09

Câmera detecta objetos escondidos embaixo das roupas

Publicidade

da Efe, em Londres

Uma empresa do Reino Unido inventou uma câmera que pode detectar objetos que estão sob a roupa, como explosivos, drogas ou armas, informou nesta segunda-feira a emissora britânica "BBC".

O aparelho, chamado de T5000 e fabricado pela empresa ThruVision, tem capacidade para "desnudar" as pessoas que estejam a uma distância de até 25 metros.

Reuters
Câmera detecta radiação eletromagnética de ondas terahertz emitida por objetos
Câmera detecta radiação eletromagnética de ondas terahertz emitida por objetos

No entanto, um porta-voz da empresa ressalta que, apesar de conseguir "ver" embaixo das roupas, a câmera não mostra detalhes do corpo das pessoas.

Ao contrário das atuais câmeras de segurança instaladas em locais públicos, que usam raios X, o aparelho se baseia na análise de ondas terahertz, ou raios T, que são uma radiação eletromagnética com um nível baixo de energia emitida pelas pessoas e objetos.

Esta tecnologia é usada normalmente por astrônomos que estudam estrelas. O T5000 foi desenvolvido em colaboração com a ESA (a agência espacial européia).

A câmera poderia ser usada na segurança de aeroportos, estações ferroviárias e outros espaços públicos.

"Os atos de terrorismo abalaram o mundo nos últimos anos e as precauções em questão de segurança foram reforçadas em todas as partes", afirmou o diretor-executivo da empresa, Clive Beattie.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca