Informática
16/03/2008 - 09h34

Bluetooth fica mais popular e tem novas utilidades

Publicidade

GUSTAVO VILLAS BOAS
da Folha de S.Paulo

Para muitos donos de eletrônicos, todos os cabos necessários para ligar seus aparelhos (mouse, fones de ouvido, celular, tocador de MP3 etc.) acabam com a paciência. O Bluetooth, tecnologia para criação de redes pessoais entre aparelhos dotados desse recurso, dá fim ao problema.

"Por ter mobilidade, não ter fio, ter um padrão, o Bluetooth facilita a interação entre diversos dispositivos", diz Everton Caliman, gerente de produtos da Sony Ericsson Brasil.

"Nos celulares, ele já está presente em 47% dos aparelhos vendidos", diz Caliman. Nos telefones portáteis, o Bluetooth serve para trocar informações, fotos e músicas com outros aparelhos ou com o computador, por exemplo. Normalmente, a rede criada tem alcance de dez metros.

O mercado deve ter um crescimento muito grande de aparelhos com essa tecnologia, de acordo com Fiore Mangone, diretor de serviços e software da Nokia do Brasil. A expectativa é que, em pouco tempo, todos os portáteis de baixo custo da Nokia tenham Bluetooth, diz ele. "Mas a disponibilidade já é grande e faz surgir novos recursos, como jogos multiplayer."

O aumento de disponibilidade também faz surgir novas mídias, segundo Caliman, que cita como exemplo quiosques em cinemas que mandam promoções para quem tem uma conexão Bluetooth por perto.

"Uso o Bluetooth para trocar cartões de visita virtuais. A pessoa não vai perder e não terá trabalho para pôr os dados na agenda," diz Mangone.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca