Informática
07/04/2008 - 18h38

Peneirar a internet é o grande desafio, diz evangelista da web 2.0

THIAGO FARIA
da Folha Online

A enorme quantidade de "lixo eletrônico" que circula na web faz com que o grande desafio para os internautas seja diferenciar o que é e o que não é confiável, afirma Ben Forta, especialista da Adobe em web 2.0.

Forta, que tem o cargo de evangelista sênior da empresa --função atribuída a quem tem o trabalho de "difundir o conhecimento" sobre determinado assunto--, esteve no Brasil no fim do mês passado para divulgar novas aplicações ricas de internet RIA (Rich Internet Applications) desenvolvidas pela Adobe.

Divulgação
Para Ben Forta, da Adobe, falta de confiança na internet é o "custo de ser aberto"
Para Ben Forta, da Adobe, falta de confiança na internet é o "custo de ser aberto"

Em entrevista à Folha Online, ele afirma que além do desafio de controlar os vírus e a enxurrada de mensagens indesejadas que circulam na rede, a web depende da colaboração dos usuários para combater este "mal". "A solução para isso precisará combinar serviços melhores com mais educação dos próprios usuários."

"Quanto mais as ferramentas de trabalho ficam melhores, menos lixo eletrônico é enviado, e os usuários ficam mais educados e aprendem a não responder a essas mensagens. Então, o incentivo acaba e, conseqüentemente, o problema também acaba", diz Forta.

A contribuição do usuário, justamente, é um dos pontos mais "pregados" pelo evangelista Forta.

Ele diz acreditar que o processo iniciado com a web 2.0 --conceito em qual o internauta é também produtor de conteúdo-- permanecerá evoluindo, mas admite que a confiança também é um desafio do novo conceito. "Todo avanço encontrará indivíduos que procurarão tirar vantagem de alguma forma."

"Aperfeiçoar as formas de autenticações e de identificar o usuário vai ajudar, como também irá ajudar quando encontrarmos formas de definir responsabilidades e também de monitorar isso", afirma Forta.

O especialista afirma considerar esse o "custo de ser aberto". Ele diz que os mesmos problemas serão encontrados na medida em que a internet continuar a se desenvolver. "Há um problema e então soluções são encontradas. E nós contribuímos para o que serão estas soluções."

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca