Nokia diz que celular "verde" ainda demora para chegar ao mercado
da Reuters, em Helsinque
Celulares feitos a partir de materiais reciclados ainda levarão alguns anos para chegarem às mãos dos consumidores, informou um diretor da área ambiental da Nokia. Para a fabricante de celulares, os aparelhos reciclados incentivarão a demanda pelo produto.
"Acreditamos que será um fator de competitividade", disse Markus Terho, da unidade de assuntos ambientais da companhia finlandesa.
A Nokia já realiza a reciclagem de celulares e de materiais usados em telefones. Durante a Mobile World Congress, feira de telecomunicações realizada em fevereiro em Barcelona, o presidente-executivo da empresa Olli-Pekka Kallasvuo, introduziu o conceito de "ecophone" desenvolvido pela companhia.
O diretor da área ambiental afirmou que, devido à falta de disponibilidade de materiais reciclados em grande quantidade, ainda é necessário algum tempo para que tais celulares alcancem o mercado.
"Está a alguns anos de distância", disse Terho, acrescentando que de 40% a 60% dos componentes metálicos usados nos atuais modelos da Nokia são reciclados.
Leia mais
- Político dos EUA quer banir uso de celular por pedestres
- Maior operadora de celulares do Japão perde mercado
- CD do futuro terá capacidade de 200 mil DVDs, dizem pesquisadores
- Indonésia bloqueia YouTube e MySpace por causa de filme antiislâmico
- Peneirar a internet é o grande desafio, diz evangelista da web 2.0
- Reino Unido quer banir pedófilos em sites de relacionamento
Especial

