Informática
11/04/2008 - 16h36

Piratas virtuais são acusados de furtar contas e viajar para o Rio

da Ansa, em Ancara

Um grupo de piratas virtuais turcos, formado por 37 pessoas e liderado por um cidadão natural do Azerbaijão, é acusado de esvaziar as contas de cerca de 2.000 clientes de vários bancos do país e reunir 6 milhões de novas liras turcas (cerca de 3 milhões de euros). Parte desse montante teria sido utilizado em uma viagem para o Rio de Janeiro durante o carnaval.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (11) pelo jornal turco "Vatan", que revela que o líder do grupo, Nejaj Kerimov, é formado em direito e fala fluentemente inglês, turco, russo e português. Junto com ele, a polícia de Istambul prendeu o seu principal colaborador turco, Secki Isinay e sua namorada, a russa Stella Aktuna.

Para efetuar o furto virtual, o grupo criou vários sites falsos na internet, muito semelhantes aos dos grandes bancos turcos. A partir daí, enviaram e-mails para os milhares de clientes, pedindo que eles atualizassem seus dados bancários, entre eles as senhas de acesso.

Assim, o grupo recebeu os dados de quase 2.000 usuários, que sem intenção, facilitaram assim a transferência do dinheiro de suas contas.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca