Vândalos virtuais atacam site sobre epilepsia para causar convulsões
da Associated Press, em San Francisco
Piratas virtuais invadiram recentemente o site da Epilepsy Foundation, organização que reúne informações sobre a epilepsia, e publicaram centenas de figuras e links que levavam a páginas contendo "flashs" luminosos piscando repetidamente.
A intenção dos piratas virtuais seria provocar enxaquecas e desencadear reações convulsivas em alguns visitantes do site. Algumas pessoas com epilepsia são mais sensíveis à luz e, ao verem tais imagens, poderiam sofrer as reações. O mesmo acontece quando são expostas a alguns games ou desenhos animados.
O ataque aconteceu após os piratas virtuais explorarem uma falha de segurança do software utilizado pela fundação para permitir a rápida publicação e para administrar os fóruns hospedados pelo site.
"Eles levavam para páginas de fora para causar as convulsões", afirmou Ken Lowenberg, diretor de web e de publicações da fundação.
Ele afirmou que usuários legítimos do site não estão autorizados a publicar imagens animadas nos fóruns ou criar links diretos para outros sites. Lowenberg também disse que o FBI (polícia federal dos EUA) já está investigando o ataque.
Para especialistas em segurança na internet, o ataque é mais um exemplo do risco que os sites correm ao permitir que os próprios visitantes publiquem conteúdo.
"Eu considero isso como aqueles adolescentes que acham engraçado colocar um gato em uma mochila e pendurá-lo no varal --não percebem como isso é cruel", afirma Paul Ferguson, um pesquisador em segurança na web da fabricante de antivírus Trend Micro.
Em um ataque similar neste ano, um código malicioso que desabilita um software que "fala" os textos exibidos na tela do computador foi criado por piratas virtuais. O software é usado principalmente por pessoas com deficiência visual.
Leia mais
- Denúncias contra pedofilia no Orkut crescem 46% em um ano
- Dona da Claro vai trazer iPhone para o Brasil
- Pirata virtual invade site da bandeirinha Ana Paula Oliveira
- Falha em site de Obama levou internauta para página de Hillary
- Peste da internet, spam completa 30 anos de existência
Livraria
- Livro discute o modo de vida na era da tecnologia e cultura digital; leia introdução
- "Como Construir um Site" ensina a criar, desenvolver e publicar páginas na web
- Livro explica o funcionamento do cérebro humano
- Livros desmitificam doenças e trazem informações sobre a medicina
- Guia mostra o que é ser médico e como começar na profissão
Especial

