Informática
20/05/2008 - 14h48

Gerente da Caixa é preso acusado de liderar quadrilha

Publicidade

da Folha Online

A PF (Polícia Federal), em operação conjunta com o Ministério Público Federal de Feira de Santana (Bahia), desarticulou na manhã desta terça-feira (20) uma quadrilha acusada de peculato --desvio ou apropriação de bem público por funcionário do Estado.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão pela operação "Senha de Acesso".

O líder da suposta quadrilha, cujo nome não foi revelado, era gerente da Caixa Econômica Federal de Feira de Santana. Ele foi preso em São Paulo. Também foram presos um contador envolvido com o esquema e a mulher do líder do grupo.

O gerente fazia com que os clientes da Caixa assinassem guias de retirada, contratos de empréstimos e documentos para abertura de contas colocados estrategicamente em meio a papéis de movimentações regulares.

Segundo a PF, as operações bancárias fraudulentas realizadas pelo grupo causaram um prejuízo aos cofres públicos de cerca de R$ 1,5 milhão --só em 2007.

Cardume

Na semana passada, a PF desarticulou uma outra quadrilha especializada em crimes pela internet. Por meio da Operação Cardume, foram cumpridos 27 mandados de prisão e 42 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Sergipe.

Os integrantes do grupo serão indiciados pelos crimes de furto qualificado, formação de quadrilha, interceptação informática não autorizada e receptação. Cerca de 200 pessoas teriam sido vítimas de seus ataques.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca