Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2008 - 16h59

Google Docs é simples, mas funcional

Publicidade

GUSTAVO VILLAS BOAS
da Folha de S.Paulo

O Google Docs (docs.google.com) tem apresentação direta, com poucas funções, em português. Para entrar, é preciso ter uma conta Google (como Gmail ou Orkut).

O usuário é recebido em um gerenciador de arquivos, com os documentos criados ou compatíveis com os três aplicativos disponíveis: Docs, para edição de texto, Planilha (com função semelhante ao Excel) e Apresentação (tipo PowerPoint). Nesse menu é feita toda a navegação entre os arquivos on-line. Para enviar um arquivo armazenado no disco rígido do computador, nesse menu inicial, clique em Fazer upload.

Depois de abrir ou criar um documento novo, uma opção para voltar ao gerenciador é clicar no botão Salvar e fechar. Para gravar um documento no disco rígido, selecione um documento, vá em Mais ações, e escolha Salvar como [um tipo de arquivo]. Se você marcar mais de um arquivo, só é possível baixá-los simultaneamente em um pacote compactado, todos no formato HTML.

O navegador de arquivos é simples, com funções de organização interessantes. Por exemplo: a estrelinha ao lado do nome de cada arquivo é uma espécie de Favoritos. Clicar sobre ela e preenchê-la joga aquele documento para a pasta Com estrela. Além disso, é possível etiquetar pastas com uma cor específica sobre seu nome.

Outro bom recurso é checar as alterações gravadas. Para isso, nesse menu inicial, clique sobre Mais ações e escolha Revisões. Selecione um documento --a ferramenta vai mostrar como ele estava a cada momento em que foi gravado-- e é possível comparar duas ou mais versões. O programa marca automaticamente onde estão as mudanças nos textos. E, claro, existe um buscador para dentro de seus textos.

Falta formatação

O ambiente de edição de texto pode frustar quem quer um concorrente com recursos semelhantes ao do pago Word ou do gratuito OpenOffice, por exemplo. Para começar, são apenas 12 opções de fontes. Outro problema é a falta de recursos para gerenciar o tamanho do recuo da primeira linha de um parágrafo ou as limitadas opções de espaçamento entre textos (para usar espaçamento, vá ao menu Editar e em Estilos de documentos).

Nos testes, fazer pequenas alterações invisíveis no documento, como colocar padrões de formatação predefinidos em linhas em branco criou problemas na versão aberta em um software instalado no PC. Até trocou a fonte, que existia nos dois aplicativos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página