Informática
17/06/2008 - 09h13

Índia proíbe publicidade de celular para menores de 16 anos

Publicidade

da Ansa, em Nova Déli

O governo indiano proibiu as empresas de telefonia celular de fazer campanhas promocionais direcionadas para menores de 16 anos, evitando encorajar o uso do celular.

O motivo estaria ligado principalmente aos cuidados com a saúde. Segundo relatório, publicado recentemente pelo Ministério das Telecomunicações indiano, as ondas eletromagnéticas emitidas pelos celulares seriam capazes de provocar, a longo prazo, sérios danos ao cérebro.

Sob risco estariam não apenas os jovens, mas também as mulheres grávidas, os idosos e pessoas que sofrem de problemas cardíacos. Segundo indicações do governo, seria oportuno limitar o uso do telefone celular ao mínimo indispensável.

Na Índia, o uso do celular é amplamente difundido. Graças à presença no mercado de aparelhos extremamente econômicos, uma grande parte da população, mesmo nas camadas mais pobres, possui um celular. Segundo estimativas, em 2010 os aparelhos de telefone celular na Índia serão mais de 500 milhões.

O relatório do governo sugere aos jovens que, caso não possam mesmo deixar de usar o celular, que usem pelo menos os fones, para evitar o contato direto com a origem das ondas eletromagnéticas.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca