Informática
04/07/2008 - 13h37

Presidente da Anatel diz que Telefônica pode ser multada por pane

Publicidade

ANA CAROLINA OLIVEIRA
Colaboração para a Folha Online, em Brasília

O presidente da Anatel, (Agência Nacional de Telecomunicações) Ronaldo Sardenberg, afirmou nesta sexta-feira (4) que já colocou uma equipe da agência para verificar a extensão da pane na rede da Telefônica, que deixou milhões de usuários sem internet ontem. Segundo ele, o grupo também vai verificar como o problema se enquadra nos regulamentos da Anatel. Envie seu relato sobre a pane na rede da Telefônica.

Questionado se a Telefônica não deveria ter um plano B, para compensar os problemas de sua rede principal, Sardenberg afirmou que "eles seguramente têm". "Até considerando o vulto de investimentos que fizeram, seria estranho se não tivessem. Agora, o plano B, pelo jeito, falhou", disse.

Ele explicou que existe ainda um grupo de trabalho para analisar situações críticas de infra-estrutura e que pode dar uma resposta mais direta.

Sobre uma possível multa, ele afirmou que dependerá do laudo dos fiscais. "Mas creio que sim. É preciso primeiro ter uma avaliação técnica de qual o foi o problema." Pelo regulamento da Anatel, uma empresa pode ser multada em até R$ 50 milhões. Sardenberg, porém, não especificou em que casos esse valor é aplicado.

Segundo ele, a equipe de fiscais primeiro vai apresentar um relatório, e a agência, então, abrirá um Pado (Procedimento de Apuração de Descumprimento de Obrigações). Na avaliação de Sardenberg, o ocorrido com a Telefônica "é essencialmente um problema de segurança".

Sardenberg relatou ainda que o presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, telefonou para ele várias vezes ontem para deixá-lo a par do problema, mas que apenas na manhã de hoje mostrou a nota distribuída pela empresa de telefonia, explicando que o problema estava contido.

A respeito de desconto para os clientes prejudicados, o presidente da Anatel afirmou que antes é preciso verificar o que realmente ocorreu. De qualquer forma, afirmou que essa é uma possibilidade.

Comentários dos leitores
thiago cezar (2) 20/10/2009 22h29
thiago cezar (2) 20/10/2009 22h29
Olha infelizmente parece que naum adianta reclamar no 10315, nem pra anatel e nem pro scambau. Parece que a unica esperança é acrediar que empresas como a VIVENDI consiga finalizar a compra da GVT o que nos deixa com um resquicio de esperança de que possa haver concorrencia nesse mercado tão importante e que infelizmente está dominado pela telefuzila. O pior é que os caras tem muita bala na agulha e já entraram tambem na briga pela GVT. Seria muita falta de sorte do povo paulista se a telefonica conseguisse matar a ultima esperança de concorrencia de banda larga aqui no estado de São Paulo..To quase fazednu uma campanha para que a empresa francesa adquira a GVT , pq desse deserviço que essa empresa nos faz engolir goela abaixo com éssas empreiteiras incompetententes que chamam de tercearizadas São Paulo está cheio, o pior é que éla naum percebe que está dando um tiro no propio pé, pois todos viram outro dia 14 elementos sendo presos (com uniformes e crachás da propia telefonica) roubando toneladas de cabos e com ordem de serviço e tudo trabalhandu sabe pra quem???telefonica. Meu avô tinha um ditadu que naum me lembro direito...éra mais ou menos....ladrão que rouba ladrão???....ha o resto naum me lembro.....mas alguem deve lembrar.... sem opinião
avalie fechar
Choraro Ikeda (3) 16/10/2009 13h35
Choraro Ikeda (3) 16/10/2009 13h35
Gostaria de usufruir de internet de Banda Larga em Cotia. Venho pedindo por uma Speedy já faz um bom tempo, e a desculpa deles (103 15) (0800 12 15 20) (ou seria falta de estrutura?) é que não há portas disponíveis na região. Ofereceram a Internet Discada onde consegui conexão à incrível velocidade recorde de 7,2 Kbps, sem contar as inúmeras vezes que a Linha telefônica fica muda ou com interferência. Geralmente a conexão fica em 33,6 KBPS
Devo pertencer aos 5 % que não terão possibilidade de conexão na Banda Larga Popular.
Se houvesse um barateamento da Internet 3G, 3.5G, 4G, com certeza muitos migrariam para estas novas tecnologias.
Devemos sonhar ou nos iludir? que um dia contaremos com internet com fibra ótica na porta de casa, "sinergizados" com vários formatos de mídia em alta definição e alta velocidade (e qualidade) de transmissão e receção de dados. (Isso é real no Oriente já faz um bom tempo...
Ainda não reclamei na ANATEL, mas acho que seria um caminho ou maiores aborrecimentos até conseguir ser atendido pela Ouvidoria
sem opinião
avalie fechar
Sidnei Roberto Silva (10) 15/10/2009 23h37
Sidnei Roberto Silva (10) 15/10/2009 23h37
Pessímo serviço, pessímo atendimento, pessíma fiscalização, funcionários técnicos totalmente desqualificados e sem preparo. Lá se vão anos de Telefónica no Brasil! Sem os devidos investimentos necessários esta Cia. nunca teve um plano plausível de estruturação de sua rede. Sem concorrência nem precisa! Todos sabem as causas dos problemas técnicos, todos, mesmo assim, o goversno não toma as devidas providências, fiscalizar! Fácil. Verifiquem o quanto esta Grande Cia. investiu no Brasil e quanto arrecadou para seus cofres, mandando nosso dinheiro embora sua matriz! Valeu a pena! Não! Cada a concorrência para quebrar o monopólio desta Grande Cia.? Precisamos com urgência de um "Plano B"! Telefónica não funciona nem lá na Espanha!!!! sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (882)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca