Informática
05/07/2008 - 13h09

Pro Teste quer "CPI da Banda Larga" para investigar qualidade do serviço

Publicidade

da Folha Online

A entidade de defesa do consumidor Pro Teste quer que o Congresso crie uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para analisar a qualidade do serviço prestado por provedores de acesso à internet. A sugestão ocorre depois da pane ocorrida na conexão à rede fornecida pela Telefônica, nesta semana.

Entre quarta (2) e sexta-feira (4), o Estado de São Paulo enfrentou problemas de acesso à internet em razão de falha em equipamentos localizados em Sorocaba. Segundo a empresa, máquinas responsáveis pelo roteamento (distribuição de dados) de sua rede geraram a pane.

A empresa informou que o problema foi resolvido na quinta-feira (4), à noite, mas ontem internautas e provedores informavam que o problema persistia, principalmente fora da capital.

Para o Pro Teste, a pane foi "só a gota d'água". "Diariamente, consumidores ficam minutos ou horas sem acesso à internet, sem que os problema sejam definitivamente solucionados. E não há qualquer iniciativa das operadoras de oferecer ressarcimento pelas horas sem serviço", afirma a instituição, em nota.

Por isso, o órgão quer que os parlamentares instalem uma CPI para " identificar os motivos pelos quais o serviço é tão ruim, embora esse mercado seja, aparentemente, concorrido e lucrativo".

"Quando há um caso rumoroso, que afeta milhões de pessoas e pára serviços como a emissão de boletins de ocorrências em delegacias de polícia, todos prestam atenção. Mas quem se preocupa com o cidadão comum, que paga e não tem a garantia de acesso sempre que necessite?", afirma Maria Inês Dolci, coordenadora institucional do Pro Teste e colunista da Folha, no comunicado.

Prejuízos

A Telefônica ofereceu ontem às entidades de defesa do consumidor e ao Ministério Público abater da próxima fatura de seus clientes, em dobro, o tempo que o assinante de internet ficou sem o serviço. Com isso, cada conta teria o desconto de 72 horas, já que a Telefônica admite problemas na rede durante 36 horas. Para os clientes corporativos, os contatos serão feitos individualmente, de acordo com os respectivos contratos.

As entidades, no entanto, não aprovaram a proposta. O Procon-SP a considerou tímida diante do problema. Dolci também recusou a idéia. 'O dobro é muito pouco para compensar esse enorme transtorno do consumidor', afirmou.

Na reunião, o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, assegurou aos órgãos de defesa do consumidor que irá adotar 'procedimentos alternativos' para a reparação dos prejuízos sofridos pelos usuários do serviço (assinantes) e pessoas físicas atingidas de forma indireta (perda do dia de trabalho, não pagamento de conta) pelo episódio.

Durante entrevista a jornalistas, após a reunião com as entidades, Valente explicou que todos os clientes residenciais do Speedy, independente de terem sido afetados ou não, terão abatimento na cobrança. 'É muito difícil saber o número de pessoas atingidas. A Telefônica não pode e não vai fazer a cobrança do período afetado', afirmou.

A empresa informou que o problema ocorreu em uma das redes que servem os clientes corporativos, porém, como provedores de internet integram esse sistema, indiretamente os usuários residenciais também foram afetados.

Para os clientes residenciais, a Telefônica afirmou que irá criar uma mecanismo específico de atendimento das reclamações pelo call center, inclusive um canal de direcionamento para as demandas que chegarem aos órgãos de defesa do consumidor.

Comentários dos leitores
Claudio Rocha (84) 05/07/2009 21h49
Claudio Rocha (84) 05/07/2009 21h49
Infelismente na area telecomunicações temos dois grandes problemas, um é a falta de fiscalização as empresas que prestão esse deserviço pois infelismente as agencias não funcionam; e o segundo grande problema e a falta de concorrencia neste setor, com esses dois aliados as empresas fazem de tudo para tirar vantagem e proveito das suas relações com o cliente. ou seja, não investem em tecnologia e atualização do sistema, não investem em qualificação de pessoal, cobram o olho da cara pelos serviços em especial o de banda larga que esta entre os piores e mais caros do mundo. Com essa intervenção tardia na telefonica ficamos a merce de sua concorrente direta nos serviços de banda larga que é a NET, sugiro a anatel verifique o numero de reclamações contra o serviço de banda larga desta empresa...Não vou negar, odeio esses politicos que nos entregaram e ao estado a esses urubus internacioonais sem concorrencia, duvidam, vejam esse serviço de banda larga no japão sem opinião
avalie fechar
Claudio Rocha (84) 05/07/2009 21h33
Claudio Rocha (84) 05/07/2009 21h33
Infelismente na area telecomunicações temos dois grandes problemas, um é a falta de fiscalização as empresas que prestão esse deserviço pois infelismente as agencias não funcionam; e o segundo grande problema e a falta de concorrencia neste setor, com esses dois aliados as empresas fazem de tudo para tirar vantagem e proveito das suas relações com o cliente. ou seja, não investem em tecnologia e atualização do sistema, não investem em qualificação de pessoal, cobram o olho da cara pelos serviços em especial o de banda larga que esta entre os piores e mais caros do mundo. Com essa intervenção tardia na telefonica ficamos a merce de sua concorrente direta nos serviços de banda larga que é a NET, sugiro a anatel verifique o numero de reclamações contra o serviço de banda larga desta empresa. sem opinião
avalie fechar
O Povo Brasileiro está totalmente nas mãos de Quadrilhas Orgânizadas,que cobram por serviços de 1º mundo e nos oferecem serviços de 4º mundo,seja na area de telefonia, na area de tranportes (Pedagios Caros e estradas ruins), educação, Saude (planos de Saude que não cobrem nem a metade do que cobram),quadrilhas que se dizem Örgãos de proteção ao consumidor, mas vivem de mãos dadas com o empresariado¨ e não tem autonomia para tomarem qualquer medida punitiva para quem violar os direitos do cidadão,ou seja, no que depender de algum serviço para o bem da População ou uma comunidade nós Brasileiros estamos sendo surrupiados de todas as formas com a conivência DO PODER PUBLICO.Por falar em surrupiar, porque será que hoje na imprensa escrita não foi NOTICIADA nenhum linha sequer sobre ¨O AUMENTO DAS TARIFAS DO PEDÁGIO EM ESTRADAS PAULISTAS¨.,estranho não?. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (591)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca