Por privacidade, fotógrafos de serviço do Google evitam mostrar rosto
da Folha Online
Operadores que produzem as imagens do serviço Street View, do Google Maps, ameaçaram processar um fotógrafo que fazia fotos enquanto eles trabalhavam em Edimburgo, na Escócia --a tecnologia, que mostra imagens detalhadas de ruas, costuma causar polêmica por causa de questões de privacidade.
O fotógrafo Ian Georgeson, do jornal "Evening News", afirma ter sido ameaçado, inclusive com medidas judiciais, pelos profissionais do Street View, enquanto tirava fotos do trabalho deles na cidade --eles temem represálias da população ao ter o rosto reconhecido.
"Eles admitem que estão um pouco preocupados sobre como as pessoas vão reagir às câmeras, mas disseram que vão ficar em Edimburgo por uns dois meses tentando mapear a cidade", disse Georgeson.
| Reprodução | ||
![]() |
||
| Reportagem publicada pelo jornal "Evening News" mostra ação de fotógrafos do serviço do Google |
Guy Herbert, do No2ID, um grupo britânico que defende os direitos civis, afirma que o episódio é representativo. "Seria interessante saber que base jurídica eles acham que têm para impedir que a foto deles seja utilizada que não se aplique também às imagens que eles estão produzindo", disse ao "The Register".
O Street View, que funciona nos Estados Unidos e deve ser lançado na Europa neste ano, já revelou um homem deixando um clube de striptease e, em março deste ano, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos proibiu o Google de oferecer imagens detalhadas de bases militares americanas.
Por isso, o Google testa um sistema que "esfumaça" o rosto das pessoas, o que impediria que elas tenham sua identidade revelada nas imagens do sistema.
Uma porta-voz do Google afirmou não ver problemas em ter os furgões fotografados, mas que não quer que os operadores sejam perturbados durante o trabalho.
Leia mais
- Em blog, fundador do Google revela receio sobre mal de Parkinson
- Primeiro celular com sistema do Google custará US$ 199
- Google e General Electric fazem aliança para rede elétrica inteligente
- Maradona proíbe Google de associá-lo a sites de sexo
- Justiça condena Google a indenizar mulher chamada de "loca" no Orkut
Especial
Livraria


