Informática
14/10/2008 - 16h05

Doze anos após o Hotmail, Microsoft vem ao Brasil oferecer e-mail grátis

Publicidade

FELIPE MAIA
da Folha Online

Mais de 12 anos depois do lançamento do primeiro grande webmail grátis de alcance internacional, a Microsoft e o governo do Estado de São Paulo anunciaram nesta terça-feira (14) que vão oferecer o serviço para alunos e professores da rede estadual de educação. A expectativa é que sejam abertas 5,5 milhões de contas.

A Microsoft vai disponibilizar, por meio de um site do governo, um serviço similar ao que já oferece desde 1997, quando a empresa comprou o Hotmail, um pioneiro no gênero, lançado em 1996. O executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer, participou do anúncio.

Divulgação
Steve Ballmer, chefe da Microsoft, está em SP para participação em eventos da empresa
Steve Ballmer, chefe da Microsoft, está em SP para participação em eventos da empresa

Alunos e professores das escolas estaduais terão --se quiserem-- um e-mail com o modelo "nomesobrenome@acessaescola.sp.gov.br" ou "nomesobrenome@professor.sp.gov.br". No caso de alunos e profissionais do Centro Paula Souza, os domínios serão "etec.sp.gov.br" ou "fatec.sp.gov.br".

A caixa de mensagens terá 5 Gbytes para armazenamento, mesmo limite oferecido pelo Hotmail --o Gmail, do Google, tem mais de 7 Gbytes e o Yahoo!, capacidade ilimitada.

De graça, até...

Questionado sobre importância da iniciativa, já que há outros webmails consolidados no mercado, o governador José Serra (PSDB) destacou o fato de ser um serviço gratuito. "Primeiro porque não custa [nada]. Se me derem um e-mail, eu pego."

De acordo com o tucano, o projeto custaria R$ 5 milhões ao Estado caso não existisse a parceria com a Microsoft.

A idéia da iniciativa é que os alunos que não tiverem computador acessem o webmail na escola, em LAN houses ou telecentros --em virtude da ainda baixa adesão da população aos PCs, esses estabelecimentos são o segundo local preferido dos brasileiros para acesso à internet.

Serra promete que até o fim do ano 500 escolas estarão equipadas com novos computadores e monitores para orientar o uso --ele não sabe dizer, no entanto, quantas usufruem da internet hoje.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca