Após dois anos, site Joost é relançado com mais vídeos da TV
JOÃO LOBATO
Colaboração para a Folha de S.Paulo
Quando foi lançado, o Joost (www.joost.com) prometia ser a TV na internet. Agora, quase dois anos depois, o site acaba de ser relançado para atingir esse objetivo. As mudanças foram grandes: a principal é que ele passou a ser baseado em Flash, permitindo assistir ao vídeo direto no navegador. Antes, era preciso baixar um programa.
A interação foi outro aspecto com que a equipe do Joost se preocupou. Agora, é possível colocar opiniões no vídeo, saber o que seus amigos estão assistindo e criar comunidades.
| Reprodução |
![]() |
| Cena da série "Cracking Contraptions", baseada na animação "Wallace & Gromit", exibida gratuitamente pelo site de vídeos Joost |
A biblioteca do Joost também foi ampliada. São mais de 46 mil vídeos profissionais de divisões da CBS, Sony, Pictures Television e Warner Bros. Quando lançado, o canal contava com menos de 20 mil vídeos. Só para ter uma idéia, o 'Wall Street Journal' estima que o YouTube tinha 6,1 milhões de vídeos em agosto de 2006, cinco meses antes da estréia do Joost.
Apesar de ter uma biblioteca muito menor que a do principal concorrente, o Joost tem vídeos de longa duração e com boa resolução.
O site possui dois canais brasileiros, o Brazilian Hits e o Brazilian Music Channel, ambos de música, com vídeos da Pitty, do Biquini Cavadão e até da Massacration, a banda do pessoal do 'Hermes e Renato', da MTV. Mas não há uma versão do site em português. O programa é gratuito, pede cadastro e versão 10 do Flash.
Leia mais
- Falha em software da Adobe permite download gratuito de filmes
- Telefônica traz TV em três dimensões a São Paulo
- Recursos no YouTube permitem incluir comentários em vídeos
- Inimizade entre TV e YouTube foi superada, diz criador do site
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre TV na internet
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


