Informática
04/11/2008 - 09h26

Uso do Firefox cresce em outubro; Internet Explorer perde participação

Publicidade

colaboração para a Folha Online

Uma pesquisa divulgada na segunda-feira (03) pela Net Applications colocou o navegador Mozilla Firefox com 19,97% do mercado mundial em outubro, com um crescimento de 0,51 ponto percentual em relação ao mês anterior. Por sua vez, o ainda líder absoluto Microsoft Internet Explorer fechou o mês com 71,52%, uma queda de 0,25 ponto percentual.

Segundo a Net Applications, o Internet Explorer perdeu 4,2 pontos percentuais desde o início do ano, enquanto seu concorrente mais próximo registra uma alta de 2,99 pontos.

O levantamento mensal afirma que em terceiro lugar na lista de preferência aparece o browser da Apple, o Safari, com 6,57% do mercado e crescimento de 0,75 ponto no ano. A quarta posição ficou com o Opera (0,75%), seguido pelo Chrome (0,74%), lançado em setembro pelo Google.

O Netscape, que já foi o grande concorrente do Explorer, amargou a sexta colocação, com 0,45% do mercado em outubro, ante 0,63% no mês anterior.

Entre os sistemas operacionais, a pesquisa Net Applications afirma que o Windows segue soberano na liderança, ampliando de 90,29% do mercado mundial em setembro para 90,46% no mês seguinte. Enquanto isso, segundo o levantamento, o sistema Macs ficou em segundo com 8,21%, seguido por Linux (0,71%).

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca