"Pai" do iPod deixa cargo na Apple
da Folha Online
O executivo Tony Fadell, considerado um dos "pais" do iPod, vai deixar seu cargo na Apple, informa o jornal "The Wall Street Journal". Os motivos seriam pessoais. Fadell foi o primeiro engenheiro a trabalhar no desenvolvimento do aparelho --a revista "Fortune" o considerou a pessoa responsável pela idéia de unir um tocador de mídia digital e uma loja de música on-line, o iTunes.
Fadell trabalha na Apple desde 2001, ano em que o iPod foi lançado. Ele também participou da equipe que desenvolveu o iPhone. Citando fontes anônimas, o "WSJ" afirma que o executivo deve prestar serviços de consultoria à Apple.
| Divulgação |
![]() |
| Versão Touch do iPod, aparelho que agora representa 20% dos negócios da Apple |
Desde 2006, Fadell é vice-presidente sênior da divisão de iPods da Apple, cargo que agora deve ser ocupado por Mark Papermaster, ex-IBM.
Em 2001, ele esquiava quando a Apple o contatou e deu sinal verde para colocar em prática a idéia de um player digital. As condições: que o aparelho estivesse pronto até o fim do ano, a ser lançado no Natal, e fosse capaz de transferir rápido as musicas de um computador.
O player foi lançado em 23 de outubro em um ambiente conturbado: os EUA ainda estavam abalados pelos atentados de 11 de setembro.
Cerca de 160 milhões de iPods foram vendidos desde que o produto foi lançado --essa comercialização representa cerca de 20% dos negócios da Apple atualmente.
Com Reuters e France Presse


