Informática
12/11/2008 - 13h05

"Google não está preocupado com a Wikia Search", afirma Jimmy Wales

Publicidade

FELIPE MAIA
SARA UHELSKI
da Folha Online

Para Jimmy Wales, co-fundador da Wikipédia, o site de buscas lançado por sua empresa, o Wikia Search, não representa uma concorrência ao Google. "Eu não acho que o Google está preocupado com a gente", disse ele, durante a sabatina da Folha, em São Paulo.

Assista:
Wales diz que inserir anúncios é "possibilidade"
"Wikia Search tem participação zero de mercado"

Ele reconheceu que seu sistema de buscas tem "zero" de participação de mercado. Além da recente semelhança entre seus sites de busca, as duas empresas agora possuem suas enciclopédias colaborativas, já que o Google lançou, neste ano, o Knol.

"Na internet todo mundo concorre entre si, mas há muita diferença entre nós", afirmou o empresário. A Wikipédia nada tem a ver com propaganda e links patrocinados, um dos carros-chefe do Google, disse ele.

"As pessoas que entram no nosso site para pesquisar questões históricas não estão interessadas em comprar. Se minha idéia fosse vender ou ganhar dinheiro, eu faria um blog sobre viagens ou um site técnico."

Wales ainda brincou sobre as possíveis estratégias do Google para conseguir arrecadar dinheiro a partir do Knol. "Se eles querem vender, vão escrever coisas sobre Viagra, pôquer ou viagens para Bali. Isso sim vai dar dinheiro."

Sabatina

Jimmy Wales, 42, co-fundador da Wikipédia, está sendo sabatinado pela Folha nesta quarta-feira. Wales é entrevistado por Ana Lucia Busch, diretora-executiva da Folha Online, Vinicius Mota, editor de Opinião, Rodolfo Lucena, editor de Informática, e Carlos Kauffmann, gerente do Banco de Dados da Folha.

Contando com tradução simultânea, Wales também responde a perguntas da platéia do teatro Folha, localizado no shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Neste ano, Wales declarou guerra ao Google ao lançar o mecanismo de buscas Wikia Search, que segue o mesmo princípio da Wikipédia: construção colaborativa, por meio de uma interface que permite ao usuário criar, editar, modificar ou apagar informações.

Na última segunda-feira, ele fez críticas ao YouTube, site de vídeos do Google. Wales afirmou que o portal "não é o melhor lugar para se informar". Isso apesar de os dois portais funcionarem sobre a mesma base: a colaboração dos usuários. "Eu concordo que o YouTube seja um bom lugar para ver vídeos engraçados, mas não para aprender sobre a crise financeira", disse, durante debate em São Paulo.

Em sua visita ao Brasil, Wales participa também do lançamento oficial do Instituto Wikimedia Brasil, capítulo local da Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos que detém as marcas Wikipedia, Wikinotícias, Wikilivros, entre outras plataformas. A organização brasileira tem o objetivo de de apoiar a construção de conhecimentos gratuitos em língua portuguesa e nas línguas dos povos indígenas.

Comentários dos leitores
celio maia (8) 12/11/2008 22h05
celio maia (8) 12/11/2008 22h05
Decerto a Wikipedia contém bons textos, mas lamentavelmente, a wikipedia em português não é nem sombra de sua similiar em língua inglesa, tanto na quantidade de informações quanto na qualidade delas. Para piorar, nela há uma feroz censura a determinados textos, feita por uma panelinha de gente que prefere trilhar o caminho da ignorância pura e simples. O ataque ao Youtube parece demonstração de despeito ou desconhecimento. Se o pessoal do Google criasse uma enciclopédia vinculada ao Youtube ninguém mais perderia tempo com a wikipedia. Qualquer assunto poderia ser complementado com vídeos do Youtube. A título de exemplo, o Youtube está coalhado de vídeos ensinando a tocar determinadas músicas em teclado. Quando é que a wikipedia conseguirá fazer isso? 14 opiniões
avalie fechar
José Savério Vecchio (1) 12/11/2008 21h19
José Savério Vecchio (1) 12/11/2008 21h19
Todo embasamento cientifico passou antes por uma suposição ou conhecimento empírico, então se a informação passada não é satisfatória, principalmente num momento que é necessário um estudo detalhado, buscando fontes "confiáveis" que este va atrás do desejado, agora o Wikipédia ajuda sim para uma iniciação científica ou apenas para noção do fato estudado. Professores vocês estão lá justamente para ensinar o caminho, não fiquem apenas achovalhando tal ferramenta muito útil e criada com a finalidade de ajudar. 7 opiniões
avalie fechar
Túlio Monteiro da Silva (2) 12/11/2008 21h05
Túlio Monteiro da Silva (2) 12/11/2008 21h05
Acho a Wikipédia uma fonte confiável mas não totalmente, concordo, que por que várias pessoas tem acesso pode haver algum desvio na informação, mas a qualidade dos artigos que vejo na Wikipedia estão ótimos. 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (7)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca