Informática
14/11/2008 - 20h13

Brasil tem menor índice de pirataria de software entre países do Bric

Publicidade

colaboração para a Folha Online

Um estudo divulgado nesta sexta-feira (14) apontou que, no ano passado, 59% dos softwares vendidos no Brasil eram piratas, contra 60% registrados em 2006. Apesar da taxa ter permanecido alta, o resultado brasileiro contrariou o dado mundial, que registrou crescimento nesse índice de 35% para 38%.

O índice brasileiro é o segundo mais baixo da América Latina --só fica atrás da Colômbia, que registrou 58%-- e é o menor entre os países emergentes que compõem o Bric, formado por Brasil, Rússia (73%), Índia (69%) e China (82%). Esses países fecharam com uma média de 75% de softwares piratas vendidos.

O levantamento apresentado pela BSA (Business Software Alliance) estimou que em 2007 as perdas com os produtos piratas no mundo foram de US$ 47,8 bilhões, resultado 20,5% maior que o anotado no ano anterior.

No país, a perda com produtos ilegais foi de US$ 1,6 bilhão no ano passado, um crescimento de 40,8% sobre o resultado de 2006, apesar da queda proporcional em relação ao mercado de software no país.

Combate

Outro levantamento, divulgado nesta semana pela Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), mostrou que as 67 operações contra a pirataria realizadas em outubro deste ano resultaram na apreensão de 157,6 mil mídias ilegais em todo o país.

Segundo a Abes, no mês passado foram retirados do ar 25 sites que comercializavam softwares piratas e cerca de 1,4 mil anúncios destinados à divulgação do comércio de produtos ilegais. Além disso, foram enviadas 280 notificações extrajudiciais que culminaram no início de 17 ações judiciais.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca