Informática
18/11/2008 - 13h06

Processo por patente ameaça venda de iPod e BlackBerry nos EUA

Publicidade

da Associated Press, em Nova York

A fabricante de memórias flash Spansion quer proibir a venda de aparelhos como iPod e BlackBerry nos Estados Unidos. Ela afirma que esses produtos utilizam chips produzidos pela Samsung Electronics que supostamente violam as patentes da empresa.

A companhia --terceira maior fabricante de memórias flash-- entrou com uma ação contra a Samsung, a líder desse mercado. A Spansion alega que "mais de 100 milhões de MP3 players, celulares, câmeras digitais e outros aparelhos eletrônicos" foram produzidas com esses chips da Samsung --no total, o faturamento com as vendas supera os US$ 30 bilhões nos últimos cinco anos.

As memórias flash são muito utilizadas em aparelhos eletrônicos por processarem dados rapidamente, exigirem pouca energia e serem robustas o suficiente para resistir a quedas sem perder informação.

A Spansion entrou com ações na ITC (International Trade Commission), agência que apura casos de comércio exterior, e no Tribunal de Delaware. A empresa quer indenização pelas perdas e a proibição da venda nos Estados Unidos de produtos que utilizem os chips da Samsung.

Ontem, a ITC informou que a Kodak pediu investigações sobre uma suposta infração de patentes por parte de Samsung e LG Electronics. De acordo com a Kodak, as câmeras de celulares comercializadas pelas duas empresas violam patentes de captura e compressão de imagens, prevenção de fotografias 'tremidas' e armazenamento de dados.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca