Informática
19/11/2008 - 16h03

Software de voz do Google confunde "iPhone" com "sexo"

Publicidade

da Folha Online

O novo software do Google para o iPhone, que realiza buscas por meio de comandos de voz, tem apresentado problemas com o sotaque dos britânicos. Os pedidos de pesquisa levam a resultados completamente diferentes dos pretendidos.

Segundo o jornal "The Daily Telegraph", um escocês fez a busca por "iPhone" e recebeu os resultados para a busca por "sexo", em inglês, além de uma sugestão de link para um site adulto.

Bobby Yip/Reuters
Sistema de voz do Google para iPhone não responde corretamente ao sotaque britânico
Sistema de voz do Google para iPhone não responde corretamente ao sotaque britânico

Um morador de Kent, na Inglaterra, também fez a busca por "iPhone" e o aparelho respondeu com "minha irmã" e "Einstein". Em Surrey, a busca pelo nome do celular resultou em "MySpace" e também "Einstein".

Comentários deixados por usuários na página do aplicativo confirmam o problema. "Ótimo trabalho, Google. O único problema é que toda vez que eu digo a palavra "peixe", ele registra a busca como 'sexo'", afirmou um deles.

Um vídeo que apresenta o produto no blog oficial do Google mostra pessoas com inglês britânico e até em Chinês fazendo buscas. Entretanto, o site informa que o aplicativo está disponível apenas para o inglês norte-americano.

O software é gratuito e está disponível por meio da loja on-line iTunes App Store. O reconhecimento de voz é ativado quando o usuário levar o celular à orelha --para isso, o sistema utiliza os acelerômetros, sensores que indicam posição e movimentos feitos com o aparelho.

Com Associated Press

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca