Informática
02/12/2008 - 10h36

YouTube lança concurso para montar "orquestra colaborativa"

Publicidade

da Folha Online

Junte vídeos com pessoas violinos, oboés, harpas e outros instrumentos, edite tudo em um filme e monte a "primeira orquestra colaborativa on-line". Essa é a idéia do YouTube Symphony Orchestra, concurso apresentado nesta terça-feira (2) pelo YouTube para formar uma "sinfonia colaborativa global".

Para participar, os músicos devem postar no site do concurso (www.youtube.com.br/symphony) dois vídeos em que toquem um instrumento. No primeiro, o instrumentista deve apresentar a composição "Internet Symphony No. 1 'Eroica'", composta pelo maestro chinês Tan Dun, vencedor do Oscar e do Grammy. A partitura está disponível na página do prêmio.

No outro vídeo, o músico deve mostrar suas habilidades musicais e técnicas. Será possível enviar os vídeos até 28 de janeiro de 2009. Uma equipe de especialistas de órgãos como a Filarmônica de Berlim e a Sinfônica de São Francisco escolherá os semifinalistas. Entre 14 e 29 de fevereiro o público poderá votar em seus prediletos --os vencedores serão anunciados em 2 de março.

Em abril de 2009, os selecionados serão convidados a ir a Nova York para participar de um encontro de três dias com o maestro norte-americano Michael Tilson Thomas e outros artistas. O grupo fará uma apresentação no Carnegie Hall no dia 15 de abril.

Além disso, uma seleção dos vídeos enviados com trechos da composição oficial serão unidos para criar uma sinfonia para o YouTube, em vídeo.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca