Informática
09/12/2008 - 14h15

Microsoft tenta mostrar imagem descolada com novas camisetas geeks

Publicidade

da Folha Online

A Microsoft, que atualmente trava uma guerra publicitária para mostrar que pode ser mais descolada que a Apple, vai entrar no ramo da moda. A empresa vai lançar uma linha de camisetas estampadas chamada "Softwear by Microsoft" --uma brincadeira com a palavra "software", grande negócio da companhia.

A expectativa é que a linha chegue a lojas selecionadas nos Estados Unidos no dia 15 deste mês, em uma edição limitada. As estampas, de tom nostálgico, foram inspiradas nos anos 80, época em que "os PCs estavam apenas começando a mudar nossas vidas".

Divulgação
Camisetas da Microsoft são inspiradas nos anos 80 e imagens nostálgicas
Camisetas da Microsoft são inspiradas nos anos 80 e imagens nostálgicas

Entre as opções estão imagens baseadas nas telas de tom verde de computadores antigos, combinações de código binário e a foto da prisão de Bill Gates, fundador da empresa, por infrações de trânsito, nos anos 70.

Essa ação não quer dizer que a Microsoft queira, efetivamente, lucrar com moda. O lançamento das camisetas faz parte da estratégia de marketing da Microsoft para mudar sua imagem. Uma das idealizadoras da linha é a agência de publicidade Crispin Porter + Bogusky, que neste ano levou o humorista Jerry Seinfeld para os anúncios da Microsoft.

Assim, a Microsoft tenta responder de maneira agressiva à ofensiva campanha da Apple, chamada "Mac vs. PC", que mostra um nerd (representando os PCs) em situações cômicas ao lado de um sujeito descolado (um Mac, no caso).

Em meados de setembro, a empresa estreou um filme com um sósia do ator John Hodgman, que interpreta o PC nos comerciais da Apple --a idéia é desfazer a imagem pejorativa criada pela empresa de Steve Jobs.

Outros vídeos tentam mostrar que os usuários de PCs com sistemas da Microsoft estão em todo lugar e são pessoas comuns --funcionários da Microsoft, crianças, um astronauta, um ativista ecológico, entre outros.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca