Google, Microsoft e Apple são processadas por suposta violação de patentes de ícones
da Folha Online
Uma empresa de Michigan, nos EUA, apresentou na quarta-feira (24) uma ação judicial contra o Google, a Microsoft e a Apple, alegando que os três gigantes da tecnologia violaram a propriedade intelectual com a utilização de ícones nos sistemas operacionais.
No processo, a empresa Cygnus Systems aponta os softwares Google Chrome, Windows Vista, Internet Explorer 8, Safari para iPhone e Mac OS como infratores de patentes.
O caso foi apresentado no Arizona. As companhias não se posicionaram sobre a acusação até agora. A patente da Cygnus foi apresentada em 8 de junho de 2001 --como prosseguimento de um pedido iniciado em 1998, mas só foi concedida à companhia efetivamente em 18 de março de 2008, de acordo com o site especializado em tecnologia PC World.
O advogado do proprietário da Cygnus, Matt McAndrews, disse o proprietário da empresa, Gregory Swartz, desenvolveu a tecnologia de ícones durante um trabalho de consultoria em projetos. Ainda segundo ele, a empresa está em busca de "um valor razoável em royalties", assim como uma liminar cautelar impedindo novas violações.
A empresa diz que deseja "uma indenização adequada para compensar os danos que a violação tenha causado". No processo, a Cygnus está pedindo valores retroativos, ou seja, desde quando os ícones começaram a ser utilizados.
Leia mais
- Processo por patente ameaça venda de iPod e BlackBerry nos EUA
- Kodak acusa Samsung e LG de violação de patentes
- Controle da internet é um desafio para o novo presidente dos EUA
Leia mais
- Luz de MP3 player ajuda turistas perdidos na Suíça
- Cerca de 60% da população mundial possui celular, diz organização
- Inglaterra estuda controlar internet com sistema de censura de filmes
Especial
Livraria

