Usuários de LAN Houses brasileiras dividem tempo entre jogos e informação
da Folha Online
O perfil do usuário das LAN Houses brasileiras não se limita apenas ao uso de jogos pela internet. Embora os games tenham grande destaque nesses espaços, seus usuários procuram também a programação de TV, ouvem rádios on-line e programam viagens pela rede.
As informações estão em uma pesquisa conduzida pelo Cultura Data (órgão de pesquisa da Fundação Padre Anchieta), antecipada pela coluna Mônica Bergamo nesta segunda-feira (19).
| Paulo Fehlauer/Folha Imagem |
![]() |
| Crianças usam LAN House em SP; comunicação é principal ação nesses locais |
O estudo investiga o comportamento dos usuários de LAN House e será lançado no dia 23 de janeiro na Campus Party Brasil. Os pesquisadores ouviram 349 usuários e 27 donos de lojas em São Paulo.
A principal atividade nesses locais é a da comunicação. Nove em cada dez entrevistados (93%) se conectam para trocar mensagens. Para isso, os internautas usam o envio e recebimento de e-mails (83%), participam de sites de relacionamento (76%) --neste caso, é maior a proporção dos mais jovens, de até 24 anos--, ou para enviar mensagens instantâneas (55%), atividade mais frequente entre os que têm de 25 a 44 anos.
As consultas sobre lazer vêm em segundo lugar: 60% dos usuários acessam a rede com esse fim. Dentro dessa percentagem, há um equilíbrio de preferências: 42% dos entrevistados afirmam que a principal atividade é jogar ou fazer download de jogos. Já 44% afirmam que o acesso à internet em LAN Houses ocorre para buscar portais de cultura, notícia e entretenimento.
Em terceiro lugar na frequência de uso da rede são as buscas por informações e serviços on-line --nas LAN Houses pesquisadas, representam 40% dos acessos. Em seguida, há a procura por treinamento e pesquisas educacionais, objetivo de um em cada três internautas (34%).
A pesquisa também indica o uso por classe social: 47% dos usuários são de classe A-B, 50% de classe C e 3% integram a classe D-E.
Leia mais sobre LAN houses
- Número de internautas na China cresce 42% em 2008
- Mais de 20% da população brasileira acessa internet, diz Ibope
- Rosana Hermann ganha prêmio de melhor blog em língua portuguesa
Leia mais em Informática
- Estrelas de Hollywood registram promessas a Obama no MySpace
- Empresa prevê a troca de 1,4 bilhão de mensagens de celular nos EUA no dia da posse de Obama
- Filmes da Polaroid voltarão a ser fabricados, diz jornal
Especial
Livraria


