Informática
24/01/2009 - 23h30

Campus Party apresenta robô colaborativo sem membros inferiores

Publicidade

MARINA LANG
colaboração para a Folha Online

Um robô colaborativo foi apresentado na Campus Party na noite deste sábado. Feito em conjunto por "campuseiros" brasileiros, o robô é programado em código aberto, ou seja, a programação das suas funções poderá ser alterada por colaboradores, de todos os lugares do mundo, via internet.

"É o primeiro projeto de humanoide livre do mundo", comemorou o professor de robótica e inteligência artificial da Unesp, Alexandre Simões.

Marina Lang/Folha Online
Robô colaborativo foi apresentado na Campus Party na noite deste sábado
Robô colaborativo foi apresentado na Campus Party na noite deste sábado

O robô é capaz de ler, tem reconhecimento facial e guia GPS. Foi feito em partes independentes, e cada parte possui um software diferente.

No entanto, apenas a cabeça e o tronco da máquina foram apresentados; não há membros inferiores. "É a parte mais difícil, para qualquer tecnologia robótica", explicou Simões. Ele garante, contudo, que o desenvolvimento do robô continuará.

"A intenção do projeto apresentado na Campus Party é divulgar a robótica e o software livre", afirmou.

Comentários dos leitores
daniel alves (9) 05/05/2009 21h35
daniel alves (9) 05/05/2009 21h35
A privatização seja qual for e uma vergonha para o Brasil culpa dos irresponsaveis fanfarroes de brasilia e da democracia mentirosa em q vivemos sem opinião
avalie fechar
daniel alves (9) 05/05/2009 21h25
daniel alves (9) 05/05/2009 21h25
Sr:Jose concordo com tudo q o sr disse mas dizer q o Brasil e um pais cominista e brincadeira se fosse o congresso nacional ja tinha sido desolvido pra colocar ordem de verdade no pais da alegria dos bancos capitalistas que sugam o trabalhador todos os dias sem opinião
avalie fechar
J. R. (218) 08/02/2009 12h05
J. R. (218) 08/02/2009 12h05
O Brasil é maior do que qualquer carteirinha de partido, as gerações antigas tentam ainda hoje disseminar este antigo ensinamento, mas a juventude aprendeu e não cai mais nessa, graças a Deus! Sr. Felipe Santos, para ter uma idéia, a Telefonica não substituiu até hoje os principais softwares da antiga Telesp (Tarifação, Banco de Assinantes! Isso significa que os equipamentos pouco mudaram! Realmente hoje se tem mais linhas disponíveis, mas o custo subiu muito, a ponto de viabilizar o celular, as pessoas não querem pagar uma assinatura obrigatória que inclui até hoje enrustido o antigo FNT (Fundo Nacional de Telecomunicações). É injusta e tem que cair. O neanderthal ACM (Malvadeza) quando esteve ministro não fez nada, e era só enxugar a roubalheira e ampliar o sistema que o preço ia cair! Além do que, o que interessava à sua querida ditadura que as pessoas falassem demais? Onde está a concorrência prometida? Não existe!!! Deus o livre se precisar usar um Telefone Público! Se 10% estiver em condição de uso é muito! Viva o celular e o voip, o telefone fixo foi transformado em linha de dados pré-histórica! Estamos atrasados no mínimo 20 anos ainda! Cadê os benefícios dessa "privadização"? Brasil acima de tudo! 27 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (25)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca