Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2009 - 11h09

Apple vai defender tecnologia multitoque contra cópias, diz site

Publicidade

da Folha Online

A Apple, fabricante do iPhone e do iPod Touch, anunciou na quinta-feira (12) que protegerá sua tecnologia sensível ao toque de qualquer empresa que se encoraje à cópia. O anúncio vem na semana que antecede o Congresso Mundial de Dispositivos Móveis (MWC, na sigla em inglês), que acontecerá em Barcelona, na Espanha.

Guerras judiciais agressivas, no entanto, são vistas como um erro por analistas, afirma o site NewScientist.

Divulgação
iPod Touch, cuja plataforma é acionada por toques; Apple disse que defenderá a tecnologia
iPod Touch, cuja plataforma é acionada por toques; Apple defenderá a tecnologia

Em um iPhone, é possível dar zoom em partes da tela pelo movimento de dois dedos separados, e diminuir o zoom por meio dos dedos juntos. A Apple afirma que esta tecnologia de multitoque, assim como muitas outras patentes, é de uma empresa chamada FingerWorks.

No começo de janeiro, apenas o iPhone tinha a tecnologia multitoque, mas Toshiba e Palm anunciaram telefones móveis com a ferramenta. Geoff Blaber, analista de mercado da empresa de pesquisas CCS Insight, de Londres (Inglaterra), disse que a expectativa é a de que muitos telefones multitoque sejam lançados em Barcelona --a maioria radicada no software de plataforma aberta Android, do Google.

Empresas como Palm e Nokia têm as patentes dessas tecnologias em seus portfólios. "Não está claro de quem é a propriedade intelectual --é um território insondável"

"Seria muito perigoso se a Apple fizesse uma defesa robusta da patente, porque é uma área muito nova", afirma Blaber porque, em seu entendimento, cada ação para intimidar rivais geraria um custo muito alto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página