Empresas fecham acordo para criar carregador universal de celular
da France Presse, em Barcelona
Fabricantes e operadoras fecharam um acordo nesta terça-feira (17), no Congresso Mundial da Telefonia Móvel em Barcelona, para trabalharem juntas na criação de um carregador universal para os celulares. A ideia é preservar o ambiente.
| Divulgação |
![]() |
| Objetivo do carregador universal é evitar desperdício após troca de celular |
Importantes fabricantes de celular participam na iniciativa, como Nokia, Motorola, LG, Sony Ericsson e Samsung, assim como produtora de componentes para telefones Qualcomm.
Operadoras como Orange, 3 Group, AT&T, KTF, Mobilkom Austria, Telecom Italia, Telefônica, Telenor, Telstra, T-Mobile e Vodafone também se associaram ao projeto.
"O objetivo é que a maior parte dos celulares vendidos em 2012 seja compatível com o carregador universal", afirma Michael O'Hara, diretor de marketing da associação de operadoras GSM, principal incentivador da iniciativa.
Este carregador deverá reduzir o consumo de energia em 50%.
A ideia de um carregador universal, defendida por ambientalistas, deve evitar o desperdício desses aparelhos, que são jogados no lixo quando o usuário troca de celular.
Leia mais sobre celulares
- Microsoft aposta em Windows Mobile 6.5 para ganhar mercado de móveis
- Sony Ericsson mostra celular com câmera de 12 megapixels
Leia mais sobre Informática
- Telefônica lança serviço de vídeo sob demanda por fibra óptica em SP
- Professor de SP abre blog para defender a "causa albina"
Especial


