Jovem que invadia computadores vira consultor de empresa na Nova Zelândia
da Associated Press, em Wellington
Um jovem da Nova Zelândia que ajudou criminosos virtuais a invadir mais de um 1 milhão de computadores no mundo e retirou milhões de dólares de contas bancárias conseguiu um novo trabalho como consultor de uma companhia de telecomunicações.
Owen Thor Walker tem habilidades que irão ajudar executivos sêniores e clientes a entender as ameaças em segurança dos seus respectivos computadores, disse o porta-voz da empresa TelstraClear, Chris Mirams, à Rádio Nacional, nesta quarta-feira (25).
| Sarah Ivey/AP |
![]() |
| O jovem Owen Thor Walker, que ajudou criminosos virtuais a invadir mais de 1 milhão de computadores, virou consultor de uma empresa |
Walker se declarou culpado em julho do ano passado, quando tinha 18 anos, por facilitar a ação de uma rede internacional --que o FBI estima ter se infiltrado em 1,3 milhão de computadores e contas bancárias. A polícia norte-americana disse que o jovem também ajudou a provocar danos a sistemas de computadores cujo conserto teria custado mais de US$ 20 milhões.
As acusações contra Walker --que usava o apelido virtual "Akill", e o escreveu em programas de infiltração para os crimes em rede-- foram retiradas, e sua ficha criminal foi liberada.
Walker já ministrou uma série de seminários para a TelstraClear, assessorando a equipe de segurança em redes e os gerentes da companhia.
"O tema era para saber o tipo de cibercrimes aos quais estamos expostos", disse Mirams, acrescentando que Walker também discutiu como se defender contra as ameaças.
Criminosos virtuais usam computadores, sob diversas formas de ataque, para obter informações de cartão de crédito, manipular estoques de mercadorias e destruir sistemas de computadores industriais.
Leia mais sobre crimes virtuais
- Crimes virtuais custam mais de US$ 1 trilhão às empresas, diz pesquisa
- Links fraudulentos em propaganda registram maior volume desde 2006
- Sequências de jogos consagrados devem figurar entre os destaques do ano
Outras notícias em Informática
- Last.fm começa a cobrar assinatura mensal
- Obama responderá às perguntas de cidadãos pela internet
- Após reclamações de internautas, Facebook vai alterar design do site
Especial
Livraria



