Informática
26/03/2009 - 08h50

The Pirate Bay anuncia ferramenta de privacidade para downloads

Publicidade

da Folha Online

O site sueco The Pirate Bay, um dos mais populares para troca de arquivos na internet, anunciou na terça-feira (24) o lançamento de uma rede privada virtual, que consiste em um serviço para esconder os dados pessoais de internautas, a fim de que possam fazer downloads na internet sem identificação para as autoridades e associações que cuidam dos direitos autorais.

A ferramenta, denominada IPREDator (alusão às Diretrizes de Reforço nos Direitos à Propriedade Intelectual na Suécia, cuja sigla é Ipred, em inglês), será lançada no dia 1º de abril. Sua versão beta (para testes), no entanto, pode ser encontrada gratuitamente no site do aplicativo.

Reprodução
The Pirate Bay anuncia ferramenta de privacidade para usuários que fazem downloads
The Pirate Bay anuncia ferramenta de privacidade para downloads de usuários

Quando habilitada, a ferramenta permitirá aos usuários que façam downloads sem se preocupar sobre a identificação dos respectivos dados, ou com os direitos intelectuais do conteúdo baixado na rede.

Segundo o site de tecnologia CNet, os usuários terão que pagar aproximadamente US$ 6 (R$ 13) pelo serviço.

Não está claro também se o serviço será compatível com outro tipo de compartilhamento de arquivo que não pertença aos torrents disponibilizados pelo Pirate Bay.

Polêmica

O anúncio do software de privacidade do Pirate Bay indica apenas uma das batalhas na guerra deflagrada entre internautas e associações que protegem os direitos autorais --na qual o próprio Pirate Bay é um dos protagonistas.

O polêmico julgamento-espetáculo do site de torrents foi marcado pelos promotores do caso pedindo a prisão de um ano dos cofundadores da página.

Bob Strong/Reuters
Advogados de defesa do Pirate Bay seguram camiseta com logo do site durante o julgamento
Advogados de defesa do Pirate Bay seguram camiseta com logo do site durante julgamento

Nesta semana, a Nova Zelândia voltou atrás em uma legislação controversa, que determinava a desconexão de usuários de internet acusados de download e uso ilegal de material como músicas e filmes protegidos por direitos autorais.

Recentemente, a França anunciou a advertência de 10 mil internautas, em cumprimento a uma nova legislação que vigora no país.

Os EUA assistiram a uma ação do Google que apagava postagens em blogs no domínio blogspot.com.

No Brasil, dois episódios recentes também ganharam destaque: a extinção, por conta da publicação de um vídeo antigo do grupo Balão Mágico, do canal do YouTube "Aberturas de Novelas", que contava com 1.244 vídeos. O outro episódio ocorreu na semana passada, com a exclusão da comunidade "Discografias" do site de relacionamentos Orkut.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca