Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2009 - 08h57

Celebridades ajudam a impulsionar audiência do Twitter

Publicidade

DANIELA ARRAIS
da Folha de S.Paulo

A apresentadora Oprah Winfrey (twitter.com/Oprah) se sentiu em pleno século 21 quando entrou no Twitter. E viu o poder da ferramenta quando começou a ser seguida por milhares de usuários.

De acordo com a Hitwise, um dia depois que a apresentadora entrou no microblog, 37% de todas as visitas eram de novos usuários -até o fechamento desta edição, ela era seguida por cerca de 825 mil pessoas.

AP
Evan Williams e a apresentadora Oprah Winfrey acessam o Twitter na TV norte-americana
Evan Williams e a apresentadora Oprah Winfrey acessam o Twitter na TV

O ator Ashton Kutcher (twitter.com/aplusk) ultrapassou 1 milhão de seguidores depois de propor um desafio de superar a CNN (twitter.com/cnnbrk), que conta com mais de 1,3 milhão de seguidores. O ator, casado com a atriz Demi Moore, conseguiu: tem cerca de 1,6 milhão de seguidores.

Para provar que entraram no Twitter antes dos famosos, usuários criaram as páginas Here Before Oprah (herebeforeoprah.com) e Here Before Aplusk (herebeforeaplusk.com). Digite seu nome de usuário e dê Enter para ver se também faz parte do time.

"Nos EUA, a ferramenta tem crescido bastante porque artistas e celebridades começaram a dizer que a utilizam", afirma José Calazans, do Ibope/Nielsen Online. Ele diz que quem tem afinidade com um artista procura a ferramenta por interesse no próprio artista, e não no site.

Antes, as celebridades tinham um MySpace ou algum outro canal em que se comunicavam com os fãs, afirma Alex Banks, da comScore. "O Twitter permite mais informações menos profissionais, mais diretas. É mais íntimo e informal, como se fosse um SMS, o que torna mais fácil a comunicação com os fãs."

O Celebrity Tweet (www.celebritytweet.com) reúne perfis de famosos --do rapper 50 Cent, da cantora Björk, do presidente dos EUA, Barack Obama, do cineasta David Lynch, entre outros.

No Brasil, personalidades também começam a aderir ao microblog. O escritor Paulo Coelho (twitter.com/paulocoelho) usa a ferramenta para contar sobre viagens e interagir com seguidores.

O técnico do Corinthians, Mano Menezes (twitter.com/manomenezes), fala de treinos e faz até promoções.

O cantor Léo Jaime (twitter.com/leojaime) posta músicas e pergunta, por exemplo, se é falta de educação ser seguido por muita gente e não seguir muitos de volta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página