Sob acusação de censura, China defende software para filtrar conteúdo pornô
da Associated Press
A mídia oficial da China defendeu nesta quinta-feira (11) a medida para que cada computador vendido no país a partir de 1º de julho tenha um programa programa de controle que permita bloquear sites pornográficos. Críticos afirmam que a decisão, na verdade, tem o objetivo de aumentar a censura à internet.
Usuários que já testaram o programa afirmam que ele bloqueia o acesso a um amplo leque de conteúdos, de discussões sobre homossexualidade a imagens de histórias em quadrinhos como Garfield.
| Andy Wong/AP |
![]() |
| Chinesa usa LAN House em Zhengzhou; governo do país é criticado por censura |
As autoridades chinesas raramente justificam suas medidas para controlar o acesso a conteúdos na internet. Rapidamente, o governo bloqueia sites que critiquem o Partido Comunista ou falem sobre liberdade religiosa e a política para o Tibet, por exemplo.
Desta vez, entretanto, a orientação parece ser diferente. A TV oficial CCTV, por exemplo, exibiu uma reportagem elogiosa sobre o filtro, afirmando que "um grande número de pais e especialistas" apoia a instalação do software.
Já o jornal "Guangming Daily" publicou praticamente a mesma reportagem, afirmando que o filtro leva a um "gerenciamento civilizado do acesso à internet".
O governo do país determinou que o programa deve vir já instalado no computador ou disponível em um CD. Os fabricantes serão obrigados a revelar às autoridades quantas máquinas foram vendidas com o software, desenvolvido por uma empresa chinesa.
Segundo a Computer & Communications Industry Association, com sede em Washington, bloquear pornografia é compreensível, mas o filtro pode ser facilmente usado para ampliar a censura. "A diferença agora é que o software leva a censura ao nível de cada computador", afirma Rebecca Mackinnon, professora da Universidade de Hong Kong, que estuda a censura na mídia da China.
Leia mais
- China recomenda que PCs tenham filtro antipornografia
- China mantém bloqueio a sites durante aniversário de repressão na Praça da Paz Celestial
- Obama anuncia medidas para conter ataques virtuais, mas nega vigilância a internautas
Leia mais sobre Informática
- Com acesso no trabalho, Brasil chega a 34,5 milhões de usuários ativos de internet
- Com acesso no trabalho, Brasil chega a 34,5 milhões de usuários ativos de internet
- Palm nomeia ex-Apple como diretor-executivo nos EUA
Especial


