Microsoft é marca mais citada por brasileiros no Twitter, diz pesquisa
da Folha Online
A Microsoft foi a marca mais comentada pelos usuários do serviço de microblogs Twitter no Brasil, com 12,35% dos tweets. Atrás dela, com 10,64% vem o Linux e, em terceiro lugar, a Nokia, com 8,84%.
Os resultados fazem parte de um estudo realizado pela E-Life, empresa brasileira que analisou 36.777 "tweets" (mensagens do serviço de microblogs, cujos textos não ultrapassam os 140 caracteres), no período de 6 de maio a 2 de junho de 2009.
| Kiyoshi Ota -20.out.06/Reuters |
![]() |
| Windows Vista foi um dos responsáveis pelas menções da Microsoft no Twitter |
De acordo com a empresa, outros assuntos muito comentados foram o corte de funcionários da Nokia e o processo de fusão da Fiat com a Opel e a Chrysler.
Segundo Alessandro Lima, sócio-diretor da E-Life, o maior número de tweets citando a Microsoft repercutia o lançamento do vine.net, proposta da empresa semelhante ao Twitter, e tratava de questões sobre o Windows Vista.
No caso do Linux, segundo Lima, não há surpresa. "Discussões e informações deste sistema operacional continuam em pauta em qualquer rede social, por conta do caráter aberto do software, e neste mês ganhou peso com o lançamento de um netbook com Linux instalado", diz.
Ainda segundo a E-Life, a Dell aparece em quarto lugar, com 4,35%, devido à ação direta no Twitter, e possui muitos depoimentos comentando seus produtos e promoções.
Além de liderarem os quatro primeiros lugares, empresas de tecnologia e internet também aparecem do sexto ao décimo lugar.
Veja, abaixo, a lista das dez marcas mais citadas no Twitter por brasileiros, de acordo com a empresa:
- Microsoft, 12,35% ou 4.545 citações
- Linux, 10,64% ou 3.915 citações
- Nokia, 8,84% ou 3.253 citações
- Dell, 4,35% ou 1.602 citações
- Fiat, 3,35% ou 1.233 citações
- Mac OS, 2,86% ou 1.053 citações
- Intel, 2,79% ou 1.027 citações
- LG, 2,65% ou 976 citações
- UOL, 2,22% ou 819 citações
- Samsung, 2,09% ou 771 citações
Leia mais sobre o Twitter
- Endereços personalizados do Facebook chegam a 1 milhão de usuários na primeira hora
- Britânico promete "sortear" casa de R$ 2,5 milhões pelo Twitter
- Blog incentiva usuários a preservar produtos eletrônicos
Outras notícias em Informática
- "Google kosher" filtra conteúdo proibido por judeus ultraortodoxos
- Samsung lança novo modelo de celular sensível ao toque
- Endereços personalizados do Facebook chegam a 1 milhão de usuários na primeira hora
Especial


