Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2009 - 08h20

UE pede que Google retire imagens originais do Street View

Publicidade

da Folha Online

Órgãos reguladores de privacidade da UE (União Europeia) comunicaram ao Google que deve haver um "borrão" permanente nas imagens do serviço de mapeamento de ruas Street View.

Saiba como funciona o serviço de mapas Google Street View

O Google já desfigura imagens de números e rostos de transeuntes capturadas pelos carros das câmeras, a fim de proteção da identidade. Entretanto, o serviço ainda mantém as imagens originais, sob alegação de que elas são necessárias para o aprimoramento do serviço.

Recentemente, o Google Street View foi aprovado pelo Gabinete do Comissário de Informações (ICO, na sigla em inglês) na Inglaterra, que considerou o serviço não violava quaisquer leis, tampouco a privacidade dos cidadãos.

"O Grupo de Trabalho do artigo 29 [da União Europeia] solicitou que estabeleçamos um prazo para manter as imagens sem borrões", disse Peter Fleischer, conselheiro global de privacidade do Google. "Um dos desafios técnicos do Street View --ou de qualquer outro serviço que usa softwares detectores de imagem-- é que o aplicativo comete erros às vezes."

Fleischer disse que as imagens serão removidas "no longo prazo", e que vai consultar seus engenheiros para determinar um "período curto de retenção" a fim de que as imagens sejam usadas com intuito de aprimorar a qualidade do serviço.

"Estamos empenhados em trabalhar com o Grupo de Trabalho do Artigo 29 para seguir as orientações sobre esta questão", disse.

Reprodução
Imagem da Rua Promenade, na Califórnia, reproduzida pelo Google Street View; serviço ganhou triciclo para chegar onde carros não vão
Imagem de rua norte-americana, reproduzida pelo Google Street View; UE pede que Google retire imagens
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página