Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2001 - 04h44

Use o e-mail de qualquer lugar do mundo

Publicidade

MARCELO GRIMBERG
da Folha de S.Paulo

Poder enviar e receber e-mails a qualquer hora, de qualquer computador ligado à internet. Esse é o maior atrativo dos serviços gratuitos de webmail, que conquistaram milhões de pessoas em todo o mundo (leia cronologia).

Os principais usuários são quem não possui computador ou não quer receber mensagens pessoais no trabalho, mas há espaço para todos no mundo do correio eletrônico on-line.

Uma das pessoas que adotaram o webmail como estilo de vida é a estudante de jornalismo Lara André, 24, cuja primeira conta de e-mail foi aberta em 1996.

Ela se acostumou com a idéia de não baixar suas mensagens para o micro e, hoje, fica atenta para os benefícios oferecidos pelos provedores.

"Tenho umas dez contas. Na hora de escolher, acho importante avaliar o espaço oferecido e os recursos incluídos, como antivírus e bloqueio de mensagens indesejadas", diz.

Vantagens
Além de as mensagens ficarem armazenadas na rede, o webmail deixa seu micro mais protegido contra pragas virtuais do que os softs convencionais.

Isso porque as mensagens não chegam diretamente ao seu computador. Se elas tiverem vírus, seu micro estará protegido, a não ser que você faça o download dos arquivos anexos.

Pela mesma razão, o webmail também pode agradar a internautas impacientes: você não precisa esperar minutos para que vídeos e outros arquivos indesejados cheguem ao computador. Basta checar o conteúdo da mensagem e apagá-la ou baixar o anexo.

Manter uma conta de e-mail na rede também faz bem para a privacidade do internauta: garante que ninguém vai, na sua ausência, ligar o micro e ler seu e-mail.

Desvantagens
Nem tudo é positivo para o usuário de webmail. Algo que incomoda usuários de serviços de correio eletrônico on-line é o fato de precisar estar conectado à rede para ler e escrever.

Outro problema é a instabilidade da rede. "Já aconteceu de eu estar escrevendo on-line e perder mensagens porque a página "sumiu" ou caiu a conexão", diz Lara.

E, se você é do tipo que não tem paciência para apagar as mensagens, tome cuidado: quando a caixa postal está lotada, o provedor pode tanto impedir que você receba novos e-mails como começar a apagá-los indiscriminadamente.

Identificação necessária
Normalmente, não são necessários mais do que dez minutos para conseguir sua caixa postal on-line. Os provedores de serviço pedem alguns dados pessoais: nome, faixa etária, endereço etc. Alguns perguntam suas áreas de interesse para encher sua caixa postal de e-mail indesejado.

É preciso ficar atento também aos contratos dos serviços. Parte deles ganha o direito de divulgar seus dados para "personalizar anúncios", "enviar ofertas especiais" e colocar seu nome e e-mail em listas públicas quando o internauta clica no botão Aceito.

Lista com serviços
Há alguns sites que trazem listas com os principais serviços de webmail do mundo. O Free Email Providers Guide (www.fepg.net) lista cerca de 1.400 provedores de e-mail gratuito em 85 países.

Parecido com ele é o EmailAddresses (www.emailaddresses.com), que possui uma lista com cerca de 1.100 sites, com descrição e comentários de usuários.

  • Veja mais tutoriais em Dicas & Truques

    Leia mais:
    Use seu e-mail em qualquer lugar do mundo
    Mensagens podem ser lidas no Outlook
    Veja opções mais seguras de e-mail
    Personalize seu endereço eletrônico
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página