Informática
08/07/2009 - 16h03

Aumento do tráfego e piratas virtuais agravam problemas do Speedy, diz presidente da Telefônica

Publicidade

MARCELA CAMPOS
colaboração para a Folha Online, em Brasília

Atualizado às 16h32.

O tráfego na rede aumentou em proporção muito maior do que o número de assinantes, conforme foram se tornando mais corriqueiras as aplicações de vídeo e as redes sociais, afirmou o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, em audiência pública na tarde desta quarta-feira (8), na Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados.

Acompanhe a cronologia de panes nos serviços da Telefônica
Anatel descarta multa e mantém suspensão de vendas do Speedy
Veto à venda do Speedy prejudica provedores e novos clientes
Telefônica suspende venda do Speedy; empresa diz que medida pode causar demissões
Omissão sobre suspensão de compra do Speedy já caracteriza multa para Telefônica, diz Idec

Essa é parte da explicação, na opinião de Valente, para as panes no serviço de internet banda larga Speedy, problemas que levaram à suspensão da sua venda em junho, determinada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por meio de medida cautelar.

Outro problema relatado pelo presidente envolve a segurança na rede: "tivemos problemas com hackers", afirmou ele, referindo-se a piratas virtuais cujo intuito é roubar dados ou danificar sistemas.

"Apresentamos um conjunto ações à Anatel, estamos avançando no termo de ajuste de conduta [protocolado junto ao Ministério Público pelo Procon-SP]. Queremos oferecer uma rede robusta e um bom nível de atendimento ao consumidor até o final de 2009", afirmou Valente.

Em 2009, o mês que registrou o pico de reclamações em relação ao Speedy foi abril, com mais de 13 mil queixas, a maioria referente à velocidade da conexão.

A Telefônica argumenta que o mês de junho, segundo dados da própria empresa, registrou queda de 30% na demanda pelo serviço de atendimento ao consumidor em relação ao mês de março. O serviço é, segundo a companhia, a principal válvula para as reclamações. Mas a empresa não cita os dados dos meses de abril e maio.

"A empresa também implantou uma série de melhorias no funcionamento da Central de Atendimento, que incluiu contratação de novos atendentes e treinamentos diferenciados. Os processos para o primeiro nível de atendimento no call center também foram revistos, o que agilizou a resolução de problemas", informa uma nota divulgada à imprensa.

O representante da Anatel na audiência, Jarbas José Valente, afirmou que há a possibilidade de a agência examinar o plano da Telefônica e proferir uma decisão sobre a retomada das vendas do Speedy até o próximo dia 20. Mas ainda não há indicações sobre qual deverá ser a posição do Conselho da agência.

Comentários dos leitores
Choraro Ikeda (5) 04/12/2009 14h46
Choraro Ikeda (5) 04/12/2009 14h46
Acho que se a todo problema em relação às conexões da internet fosse gerado um BO, poderia ocorrer um acúmulo muito maior de BOs gerados provocando um efeito cascata e o resultado poderia ser um caos muito maior.
Instabilidade da Telefônica.. Quanto $ receberíamos pelo não atendimento.
Para isso disque para a telefônica informando sobre quanto tempo ficou fora do ar e peça ressarcimento proporcional a esse período. Como posso mensurar isso??
sem opinião
avalie fechar
Choraro Ikeda (5) 04/12/2009 14h13
Choraro Ikeda (5) 04/12/2009 14h13
Em Cotia acho que a Telefonica não disponibiliza a Internet Banda Larga para algumas regiões, sempre dizendo que na região não tem estabilidade. Me ofereceram a Internet Discada chamada curiosamente de ILIMITADA, que também é muito instável.
A linha telefônica fica não raras vezes cruzada, além das conexões serem intermitentes.
Outro dia, conectei com o discador itelefonica e não dava linha, e tirei o telefone do gancho para escutar se havia sinal da internet sendo conectada. Não sei por que mas o telefone discado era do 181 Disque denúncia... e a linha caiu. Após alguns (vários) minutos a linha voltou e entrei em contato com o 10315 para avisá-los sobre o problema. Adotei as recomendações, consegui conectar, após um tempo caiu. Tentei conectar, mas continuou a ligar para o 181. Liguei de novo para o 10315 e disseram que o problema seria sanado, e foi. Mas a linha continua caindo com a internet ou em ligações e o Speedy banda larga não chega...
O quanto nosso país está perdendo ao não ser atendido por estas conexões.
Otimizamos nosso tempo ao utilizar a Internet tanto para comunicação, trabalho, pesquisa, diversão, controle e segurança e a nossa Telefonica continuando a investir em atendimento aos clientes ao inves de investir em infraestrutura e trenamento aos técnicos ou confiabilidade da infraestrutura de comunicação.
Onde e quando os órgãos fiscalizadores atuarão.
Este tempo que ficamos sem comunicação (linha) poderia ser reembolsado.
sem opinião
avalie fechar
Sergio Lavinas (215) 18/11/2009 16h39
Sergio Lavinas (215) 18/11/2009 16h39
18 de novembro de 2009: Termo de ajustamento de conduta --selado entre Telefônica, Procon-SP e Promotorias de Justiça do Consumidor e de Infância e Juventude-- determina que Telefônica realize projeto social com enfoque no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a fim de compensar a pane ocorrida entre os dias 2 e 3 de julho de 2008.
Então, está tudo resolvido, não é?
ANATEL, que tem como presidente um advogado/diplomata, que não sabe a diferença de Bel e decibel, ficou bem;
Telefônica, uma espanhola que manda no Brasil, ficou bem;
As multas aplicadas contra a Telefônica, dinheiro para caramba, foram perdoadas;
Os clientes da Telefônica, se ferraram, once again!
Quer mais ou está bom?
Brasileiros são tão bonzinhos!
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (887)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca