Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2001 - 13h35

Fragilidade pontocom afeta mercado imobiliário nos EUA

Publicidade

da Reuters, em São Francisco (EUA)

O mercado imobiliário de San Francisco está começando a reagir depois da explosão da bolha da internet. Os imóveis comerciais estão despencando de valor e os residenciais, que estavam caríssimos, pararam de aumentar —e chegaram a diminuir em alguns casos.

Os imóveis comerciais chegaram a perder um terço do valor, e o número de escritórios vazios é o maior desde a recessão que atingiu a região em 1990, segundo um estudo feito pela empresa Grubb & Ellis.

"São Francisco nunca viu esse tipo de retração", disse Colin Yasukochi, diretor de pesquisas da Grubb & Ellis. "Nós já tivemos épocas mais instáveis, mas nunca mudanças tão rápidas".

Os preços dos imóveis residenciais também estão caindo, com dois condados da área do Vale do Silício tendo redução nos preços médios das casas pela primeira vez desde 1995. À medida que as empresa de internet foram falindo, vários andares de prédios de escritório começaram a ficar vagos.

Na região do South of Market, onde muitos galpões foram transformados em escritórios para start-ups e empresas pontocom, os aluguéis dos melhores espaços chegaram a despencar 44%, enquanto que os escritórios de segunda linha perderam dois terços de seu valor.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página