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28/12/2009 - 17h17

Domínio das Lojas Americanas na web expira por falta de pagamento; empresa nega

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MARINA LANG
da Folha Online

Uma conta esquecida rendeu constrangimento às Lojas Americanas, uma das maiores redes de varejo e vendas on-line do país. A falta de pagamento do domínio (endereço da internet que é digitado no navegador) "americanas.com" provocou o direcionamento, no domingo, dos usuários a uma página expirada, em tons verdes, diferente do tradicional vermelho da magazine virtual.

O endereço, que automaticamente é direcionado para a página oficial "americanas.com.br", retornou ao funcionamento hoje. É usual que grandes empresas comprem endereços secundários na internet --caso o usuário digite errado, por exemplo-- como ocorre com o domínio "americanas.com", automaticamente direcionado à página com o ".br".

À Folha Online, a assessoria de imprensa negou que houve falta de pagamento relativo ao domínio "americanas.com" fora do prazo, bem como a expiração do mesmo, e informou que houve apenas uma falha no portal de compras, já corrigida. Questionada sobre a natureza do problema, o grupo informou desconhecê-la. Segundo o ranking Alexa.com, 700 mil visitantes acessam diariamente, em média, o site das Lojas Americanas.

Apesar da negativa da empresa, o site Whois, referência no armazenamento de dados de páginas da internet, informa que o registro de domínio expirou no dia 20 de dezembro.

Outro site usado na área, o InterNic, informa que houve atualização do domínio no dia 26 de dezembro --a partir disso, o prazo de expiração consta como 20 de dezembro de 2010.

"O que aconteceu, certamente, é que o pagamento anual do domínio foi esquecido pela área que deveria cuidar disto. A renovação de todos os domínios registrados é automática e, dependendo do 'registrar', há um período de carência a partir do momento em que o pagamento não é efetuado até a data limite, já que ocorrem avisos com 60 e 30 dias de antecedência. Isso vale para domínios nacionais e internacionais", explica Tabajara dos Reis, diretor de tecnologia do site XPG, que oferece serviço gratuito de hospedagem. "Ou seja, não só esqueceram de pagar, como ignoraram os avisos de renovação que certamente receberam."

Reis destaca que, em empresas de grande porte como a Americanas, departamentos de tecnologia e financeiro são separados. "Para esta pessoa do financeiro, entretanto, nem sempre é clara a importância de um pagamento de renovação de domínio, que pode ser pior, pois eu já testemunhei casos em que estes avisos automáticos foram parar na caixa de spam e a pessoa responsável não se deu conta da data de renovação. Resultado: sai do ar mesmo", diz.

Americanas.com a US$ 59

O site SnapNames, que anuncia no Whois, oferece um "serviço virtual" de leilão de domínios prestes a expirar. Na prática, nada é vendido ou comprado. O que o SnapNames faz é apenas indicar ao proprietário do endereço a vencer um aparente interessado. Assim, quem entrasse na página, "descobriria" que o "americanas.com" é um dos "produtos à venda", em lance mínimo de US$ 59.

"A maioria dos leilões ocorre à revelia dos donos, que só são avisados quando há uma proposta pelo domínio", explica Reis. Segundo ele, há robôs varrendo a internet, procurando domínios que estão para expirar ou que expiraram --mesmo que não possam comercializar esses endereços.

"Eles ganham dinheiro intermediando essas vendas, tentando chegar em um preço para determinado domínio. Se é um leilão feito à revelia, o dono recebe um alerta sobre a oferta [todos os domínios registrados possuem um e-mail de contato público]. Se o dono aceitar a oferta, a intermediação é feita via site, como se fosse um 'Mercado Livre' de domínios."

 

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