Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2001 - 04h50

Como fazer seu micro antigo render mais

Publicidade

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
especial para a Folha

Diferente de um automóvel, que, uma vez conservado adequadamente, cumpre sua missão de transportar pessoas de um canto a outro por anos ou décadas, o computador tem vida útil curta.

Sua missão, a de executar programas, é abreviada pela chegada de novos produtos, que exigem mais recursos do que aqueles que o equipamento tem, impossibilitando o acesso às últimas novidades ou versões de programas.

Em muitos casos, porém, é possível fazer um upgrade, ou seja, atualizar alguns componentes do micro para que sua vida se estenda por mais um tempo.

A decisão de atualizar a máquina deve levar em conta vários fatores. Nem sempre, porém, ela é econômica ou tecnicamente viável. Exemplo: um Pentium de 166 MHz não vai aguentar o novo "Windows XP". Nem os programas mais recentes. A solução, para aproveitar essa máquina, é aumentar a memória e continuar usando-a para internet e textos.

Outra dica: se o custo para atualização ultrapassar os R$ 1.000, será melhor comprar um micro novo e usar o velho como segunda máquina. Aí você poderá conectar os dois em rede -para dividir impressora e acesso à internet.

O seu bolso é fator decisivo nesse processo de atualização ou troca. Se puder, compre o micro mais moderno e com mais recursos, que terá maior vida útil.

A seguir, veja duas máquinas para internet, jogos, e-mail e textos. A
primeira leva em conta preço; a segunda, performance.

O Pentium III de 750 MHz, com 128 Mbytes de memória e disco de 16 Gbytes, com gravador de CD-RW, equivale à primeira alternativa. Acrescente modem de 56 Kbps e monitor de 15 polegadas.

Se quiser desempenho, opte por um Pentium 4 de 1,4 GHz, 256 Mbytes de memória, disco de pelo menos 20 Gbytes, placa de som de 32 bits, monitor de 17 polegadas, gravador de CD-RW e acesso rápido à rede.

Uma analogia pode ser feita de um carro de motor 1.0, sem opcionais, com outro 2.0, com ar-condicionado, vidros elétricos etc. Lembre-se de que não é possível pôr injeção eletrônica em uma Brasília 74 ou colocar uma placa de vídeo 3D de 64 Mbytes em um Pentium 66 MHz.

Leia mais:

  • Como fazer seu micro antigo render mais

  • Aumentar memória é fundamental

  • Na rede, velocidade é decisivo

  • Invista em placa de vídeo para jogos


  • Tutoriais Veja mais na seção Dicas & Truques
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade