Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2001 - 11h40

Espanha cria centro nacional de alerta contra vírus

Publicidade

da France Presse, em Madri (Espanha)

O ministério espanhol da Ciência e Tecnologia anunciou a criação de um centro de alerta sobre vírus destinado a oferecer informações gratuitas sobre as últimas pragas virtuais em circulação.

O centro ficará aberto todos os dias do ano, dará alertas imediatos sobre o aparecimento de novos vírus, oferecerá soluções para eliminá-los e informações sobre vírus mais antigos, disse o secretário de Estado das Telecomunicações, Baudilio Tomé.

O site do Centro Antivírus (www.alerta-antivirus.es) permite aos internautas inscreverem-se de forma gratuita em um serviço de alerta por correio eletrônico.

Na semana passada, cerca de 8.000 empresas espanholas se viram atingidas pelo vírus Sircam considerado mais perigoso do que os ainda temidos ILoveYou e Melissa.

Por sua parte, responsáveis da administração americana e sociedades informáticas alertaram ontem sobre a possibilidade de um novo ataque do vírus "Código Vermelho", a partir da noite desta terça-feira.

Ronald Dick, diretor do Centro de Proteção da Infra-estrutura Nacional, agência do FBI que luta contra hackers, afirmou que o Sircam, que já afetou até a Casa Branca e o Pentágono, atacará de novo 1,5 milhão de endereços na internet a partir da 0h (horário de Greenwich) desta quarta-feira (20h de terça-feira nos EUA e 21h de Brasília hoje).

"Código Vermelho" e um vírus que ataca os sistemas informáticos equipados com Windows NT e 2000, sem afetar, no entanto, o Windows 95 ou 98.

Leia mais:

  • Saiba proteger seu site do vírus Código Vermelho

  • China afirma que vírus não foi criado no país


  • Leia mais sobre vírus em Dicas & Truques
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade