Publicidade
Publicidade
Maior rede social do país, Orkut ainda atrai marcas
Publicidade
ALEXANDRE ORRICO
da Reportagem Local
Existem outras opções para as empresas que querem aparecer nas redes sociais. Entre as várias existentes, a escolha mais óbvia é o Orkut - que tem 26,9 milhões de usuários.
Cerca de 74% dos internautas brasileiros têm um perfil na rede social do Google.
Os dados são de uma pesquisa feita pelo instituto Ibope Nielsen Online, concluída em fevereiro deste ano.
Líder entre os usuários, o Orkut é também a rede que conta com a maior adesão (75%) das empresas que estão nas redes sociais, segundo levantamento divulgado no começo do mês pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), feita com 500 empresas paulistas.
O Twitter aparece na segunda posição, com a participação de 36% dessas companhias, seguido pelo Facebook (26%) e pelo YouTube (11%).
"O Orkut já é muito bem conhecido pelos brasileiros. Mas o Twitter é muito prático para as empresas", diz a coordenadora da pesquisa e superintendente de marketing da ACSP, Sandra Turchi. "Ele é rápido e direto, por isso acreditamos que o uso corporativo dele aumentará exponencialmente", completa a coordenadora.
Mas, ao contrário do Twitter, segundo na preferência nacional dos internautas, com 8,8 milhões de usuários e 24% de alcance, o Orkut não gera tantos comentários e discussões sobre as ações empresariais.
"O Twitter é uma ferramenta diferenciada --é uma mistura de blog com mensageiro instantâneo. Existe mais espaço para que as empresas façam campanhas de forma mais direta, como promoções e prêmios", diz Cláudio Torres.
"No Orkut, como ele é uma rede social, as empresas têm que fazer um trabalho mais elaborado de marketing de relacionamento, o que leva tempo e planejamento", diz o consultor.
Perguntas e respostas
O Formspring já é a quarta maior rede social do Brasil, logo atrás de Orkut, Twitter e Facebook, com 4,8 milhões de usuários e 13% de alcance.
Dada a facilidade da ferramenta, ela se mostrou particularmente especial para o uso corporativo, já que permite perguntas anônimas de qualquer internauta. Críticas, sugestões e reclamações podem ser feitas por meio do serviço.
Leia mais
- Para futurólogo, redes sociais terão mais receita que "velha mídia"
- Nova mídia "roleta humana" oferece papos por vídeo com pessoas aleatórias
- Hospitais investem em sistema virtual de visitas a pacientes; veja
- Alemã usando webcam salva homem da morte em mar gelado
- Compartilhe fotografias e vídeos no seu Twitter
Outras notícias em Informática
- EUA identificam responsável por código de ataque ao Google
- Autora de livro sobre MySpace explica queda do site; leia entrevista
- Página no Facebook indica portadores de Down como alvos de tiro
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas