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31/07/2001 - 20h19

Lojas trazem ofertas à Fenasoft; visitantes reclamam do preço

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LEONARDO MEDEIROS
da Folha Online

Com evasão das empresas de internet, o varejo dominou a Fenasoft 2001 com a promessa de boas ofertas e facilidade no pagamento.

Com o maior estande da feira, a Kalunga oferece pagamentos em até 10 vezes sem juros. Mas não é necessário ser visitante da Fenasoft para comprar equipamentos de informática com descontos. "Durante o evento, estendemos nossos preços a todas as lojas", diz Manuel Dorneles, diretor de comunicação da Kalunga, que espera um crescimento em 20% nas vendas deste ano.

Segundo Dorneles, a tendência da Fenasoft é migrar para o varejo. "A feira é importante para nós porque expõe nossa marca e estreita nossa relação com os fornecedores que vêm mostrar as novidades aqui."

E, por falar em novidade, a HP expõe no estande da empresa sua nova impressora Photosmart. O periférico acompanha uma câmera fotográfica digital e dispensa o uso do computador para a impressão (impressora e câmera por R$ 1.390,00). A qualidade das fotos não deve nada para as câmeras tradicionais.

O Carrefour também expõe tecnologia de ponta que pode mudar a rotina da vida doméstica. Uma geladeira inteligente acessa a internet, deixa recado em seu monitor embutido e ainda tira fotos dos "ladrões de geladeira". O estande também exibe um microondas e uma máquina de lavar roupas que podem ser programadas pela web. Todos os produtos são da marca LG e não estão a venda —só para babar.

A rede de supermercados faturou R$ 3 milhões ano passado e espera um aumento entre 5% a 10% nas vendas durante a Fenasoft 2001, em um estande de 800 metros quadrados que recebeu 6.000 visitantes só no primeiro dia da feira.

Outra que espera uma aumento entre 5% a 10% nas vendas é a Trend Shop. A empresa aposta nos micros populares para atrair o público. Um dos modelos é o TransGlobe, com processador AMD 650 MHz, 64 Mbytes de RAM, que sai por R$ 1.690.

A novidade do estande é o Creative VoIP, dispositivo capaz de realizar chamadas de voz pela internet sem custo adicional com a companhia telefônica. Os internautas podem fazer chamadas locais ou internacionais para usuários que possuam o aparelho ou pagar uma taxa menor se a pessoa do outro lado estiver em um telefone comum. Custa R$ 99.

Preços não agradam

Por mais esforços que as empresas têm feito para atrair compradores, os preços ainda não têm agradado aos visitantes.

Para Alex Rittiri, que compareceu para fazer pesquisas de preço, o evento está pobre em lançamentos e as promoções não fizeram muito efeito. "Com a alta do dólar, os equipamentos continuam inacessíveis", lamenta. "Também não tem competição de preço entre os estandes. Isso aqui parece um cartel."

Outro que se mostrou decepcionado foi William Alexandre, que veio de Piracicaba apenas para conferir o evento. Segundo ele, não valeu a pena se deslocar de tão longe: segundo ele, os preços no interior estão iguais aos da feira. "Alguma coisa ainda compensa como memórias e outros hards. Mas o resto é caro demais."

Já a Luciene Pereira Santos, acha que dá para comprar alguns equipamentos, mas sente falta das empresas de internet. "Ano passado estava mais bonito, mais cheio. É impossível deixar de sentir falta dos grandes portais."

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