Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2010 - 11h05

Pela 1ª vez, aparelhos de tela fina venderão mais do que os de tubo

Publicidade

CLAUDIA TOZETTO
colaboração para a Folha

A cada ano, os consumidores compram menos TVs de tubo e mais TVs de tela fina. Mesmo assim, até 2009 as vendas de aparelhos com tecnologia mais antiga superavam as de tela fina no Brasil.

Isso deve mudar neste ano, segundo previsão da consultoria GFK. Dados da empresa informam que, em 2008, 62,5% das TVs vendidas no país eram de tubo, percentual que caiu para 52% no ano passado. "Como a importância das telas finas se mantém, este ano será a primeira vez que a proporção das vendas se inverterá", diz Gisela Pougy, diretora de negócios da GFK.

Paul Gagnon, diretor de pesquisas sobre TV da consultoria Display Search, que realizou um estudo sobre o mercado brasileiro em março passado, concorda. Segundo ele, os fabricantes enviarão 68% mais TVs de LCD para o Brasil neste ano. "O mercado brasileiro está numa transição rápida das TVs de tubo para as de tela fina". No total, os fabricantes devem enviar 51% mais TVs para o Brasil em 2010.

Para vender mais TVs de tela fina em 2010, no entanto, os preços precisam se aproximar mais dos preços das CRTs. Enquanto as TVs CRT de 29 polegadas custam cerca de R$ 700, as TVs de LCD de 32 polegadas custam, no mínimo, R$ 1.200.

Os preços das TVs de tela fina de 32 e 42 polegadas caem a cada ano, diz Gisela Pougy, diretora de negócios da GFK. Em 2008, uma TV de tela fina de 32 polegadas custava, em média, R$ 1.900. Hoje, custa R$ 1.500.

Desde 2007, os preços desse tipo de TV caíram 53%. No caso das telas finas de 42 polegadas, em 2008, custavam R$ 3.200. Hoje, custam R$ 2.600. Os preços caíram 47% desde 2007.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página