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13/08/2001
-
15h00
da Reuters, em Nova York (EUA)
A Honda Motor lançará, no mês que vem, um jogo eletrônico para divulgar sua marca entre adolescentes e usuários de tecnologia. É mais uma empresa que usa do expediente para popularizar seu nome. Entre outras grandes companhias que já lançaram games estão Nabisco, Burger King e Kellogg.
O site de jogos mais popular é o Candystand (www.candystand.com), da Nabisco, que oferece mais de 30 games. O usuário pode jogar com seu doce favorito como tema de fundo. O site também oferece prêmios relacionados às marcas de alimentos. Durante o mês de junho, o Candystand teve mais de 800 mil visitantes.
Os detalhes sobre o jogo da Honda ainda não são conhecidos, mas a companhia disse que será um game com carros num ambiente urbano. Mas o jogo pode não ter a mesma popularidade do Candystand.
"A maioria dos games criados para divulgar marcas não têm tráfego significativo", afirmou Marissa Gluck, analista da Jupiter Media Metrix. "Nada garante que a inclusão de games aumente a visitação dos sites".
Apesar disso, a prática tem se popularizado na tentativa de ampliar o tempo de visita dos usuários aos sites. A estratégia, segundo os especialistas, vale a pena.
"Se um jogo fizer uma pessoa gastar três ou quatro minutos a mais num site, isso já é uma grande vitória", disse Jim Nail, analista da Forrester Research.
Outra iniciativa que mostra a validade dos jogos é o site Big Kids (www.burgerking.com/bkbigkids/index.htm) da rede de lanchonetes norte-americana Burger King. Os visitantes gastam mais tempo com os jogos do que em qualquer outra área do site.
"Um dos nossos objetivos é criar uma experiência interativa, algo que é impossível de se ter num comercial de 30 segundos", disse Cindy Syracuse, diretora do Burger King.
A companhia YaYa (www.yaya.com), que está desenvolvendo o jogo da Honda e tem como clientes Ford, Nike e Paramount, disse que seu negócio vem se expandindo apesar da crise do setor de tecnologia.
A empresa começou seu negócio de games no começo deste ano e tornou-se lucrativa já após quatro meses de operação, de acordo com o executivo-chefe, Keith Ferrazzi.
Empresas lançam games na internet para divulgar marcas
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A Honda Motor lançará, no mês que vem, um jogo eletrônico para divulgar sua marca entre adolescentes e usuários de tecnologia. É mais uma empresa que usa do expediente para popularizar seu nome. Entre outras grandes companhias que já lançaram games estão Nabisco, Burger King e Kellogg.
O site de jogos mais popular é o Candystand (www.candystand.com), da Nabisco, que oferece mais de 30 games. O usuário pode jogar com seu doce favorito como tema de fundo. O site também oferece prêmios relacionados às marcas de alimentos. Durante o mês de junho, o Candystand teve mais de 800 mil visitantes.
Os detalhes sobre o jogo da Honda ainda não são conhecidos, mas a companhia disse que será um game com carros num ambiente urbano. Mas o jogo pode não ter a mesma popularidade do Candystand.
"A maioria dos games criados para divulgar marcas não têm tráfego significativo", afirmou Marissa Gluck, analista da Jupiter Media Metrix. "Nada garante que a inclusão de games aumente a visitação dos sites".
Apesar disso, a prática tem se popularizado na tentativa de ampliar o tempo de visita dos usuários aos sites. A estratégia, segundo os especialistas, vale a pena.
"Se um jogo fizer uma pessoa gastar três ou quatro minutos a mais num site, isso já é uma grande vitória", disse Jim Nail, analista da Forrester Research.
Outra iniciativa que mostra a validade dos jogos é o site Big Kids (www.burgerking.com/bkbigkids/index.htm) da rede de lanchonetes norte-americana Burger King. Os visitantes gastam mais tempo com os jogos do que em qualquer outra área do site.
"Um dos nossos objetivos é criar uma experiência interativa, algo que é impossível de se ter num comercial de 30 segundos", disse Cindy Syracuse, diretora do Burger King.
A companhia YaYa (www.yaya.com), que está desenvolvendo o jogo da Honda e tem como clientes Ford, Nike e Paramount, disse que seu negócio vem se expandindo apesar da crise do setor de tecnologia.
A empresa começou seu negócio de games no começo deste ano e tornou-se lucrativa já após quatro meses de operação, de acordo com o executivo-chefe, Keith Ferrazzi.
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