Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2000 - 11h35

Internet terá papel importante nas convenções americanas de 2000

Publicidade

da France Presse, em Nova York

A Internet estreará com brilho nas convenções nacionais americanas, que até agora haviam se apoiado sobretudo em grandes espetáculos televisionados.

Durante as convenções dos grandes partidos - o Republicano e o Democrata - os internautas poderão acompanhar os discursos ao vivo e conversar com os delegados, graças às dezenas de horas de cobertura ininterrupta garantidas por vários sites especializados.

Em Pseudo.com, que instalará câmeras nas convenções, o internauta poderá atuar como editor, já que terá a possibilidade de escolher as imagens que verá, além de optar pelo ângulo preferido.

O serviço de política do portal AOL já decidiu escolher seus temas de discussão em razão do interesse do público, medido por pesquisas.

"Muitos sites oferecerão uma cobertura muito agressiva, a fim de chamar atenção", antecipa Lee Rainie, diretor do centro de pesquisas americano Pew Internet and American Life Project, em Washington.

Dezenas de sites de política independentes (evote.com, voter.com, freedomchannel.com) e outros, ligados aos partidos (dems2000.com, gopconvention.com.) se destacaram nestes últimos meses. Além disso, haverá uma sólida cobertura eleitoral dos sites de grandes veículos de comunicação e portais americanos.

Centenas de jornalistas que trabalham com Internet estarão na convenção dos republicanos na Filadélfia (31 de julho a três de agosto) e a dos democratas em Los Angeles (14 a 17 de agosto).

Nos centros de imprensa, surgiram áreas para a Internet. Há quatro anos, nas convenções anteriores, estas eram quase invisíveis. "A campanha 2000 vai retirar da Internet a etiqueta de 'veículo novo'", comemora a responsável pela cobertura eleitoral do site da CNN, Carin Dessauer.

Feito simbólico e inédito, os sites AOL e PSeudo.com terão "platôs" na convenção, uma área usualmente reservada às grandes redes de televisão.

A ofensiva da Internet se faz mais massiva à medida que as grandes redes de tevê (CBS, ABC, NBC) reduziram de forma considerável a cobertura das convenções, por falta de audiência.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página