Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2001 - 10h28

Tecnologia permite fazer chamadas telefônicas pela internet

Publicidade

LEONARDO MEDEIROS
da Folha Online

Se até hoje o principal meio de acesso à internet é a linha telefônica, no futuro a situação pode se inverter: as ligações locais, interurbanas e internacionais serão feita pela internet, com melhor qualidade e uma tarifa fixa no final do mês.

O VPN, um sistema apresentado no estande da Matrix, na Comdex, permite a realização de chamadas telefônica pela web por meio da tecnologia VoIP. O sistema consiste em transmitir as informações de voz em "pacotes" de dados digitais -a mesma filosofia do tráfico da internet.

"O cliente que adere ao serviço paga uma taxa mensal fixa e pode realizar chamadas telefônicas para qualquer lugar", afirma Eber Lacerda, presidente da Matrix.

Segundo ele, o cliente paga pela banda de frequência fornecida e pode falar com usuários de 53 cidades brasileiras e de qualquer cidade norte-americana, ao mesmo tempo que permanece conectado à internet.

Lacerda explica que o sistema ainda é restrito, de acordo com as normas para o setor de telefonia da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Por isso, a tecnologia só está disponível para o setor corporativo, principalmente entre as empresas multinacionais que pagam caro para se comunicar com suas filiais.

"Acredito que, no futuro, esse tipo de serviço seja a tendência. Então, qualquer pessoa poderá pagar uma taxa fixa, independente se está ligando para o Japão ou para o vizinho."

Leia mais notícias sobre a Comdex 2001
  • Veja e imprima o mapa da feira

  • Anote os preços e horários da Comdex

  • Confira a programação do congresso







  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade